Laboratório anuncia investimento de R$ 5 milhões em novos equipamentos e infraestrutura para realizar 200 mil exames por mês
O DB Diagnósticos, único laboratório exclusivamente de apoio no mercado brasileiro, está modernizando o seu parque de análises microbiológicas com novos equipamentos e tecnologias, de modo a apresentar, de forma pioneira, orientações terapêuticas no uso de antibióticos para bactérias resistentes, evitando um prolongamento da doença no paciente. Com investimentos em torno dos R$ 5 milhões, o laboratório tem capacidade para realizar 200 mil exames por mês, o que representa um aumento de 120% na produtividade das três unidades técnicas, localizadas em São José dos Pinhais (PR), Sorocaba (SP) e Recife (PE). Além disso, a companhia indica um crescimento de 24%, desde 2019, no setor de microbiologia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, antes mesmo da pandemia, foi feita uma listagem indicando 12 bactérias que apresentam riscos para saúde humana. Segundo a OMS, este catálogo aponta alguns microrganismos que são resistentes à múltiplos antibióticos.
Diante desse cenário, o gerente de projetos em microbiologia do DB Diagnósticos, Carlos Eduardo Barbosa Domingos, esclarece que a microbiologia tem um papel fundamental na medicina, por meio da apresentação mais exata para o tratamento com antibióticos. “As bactérias evoluem e se tornam resistentes aos medicamentos. Com a pandemia, esses microrganismos acabaram saindo do controle, principalmente em ambientes hospitalares. Precisando ter um diagnóstico mais preciso na identificação do fármaco. O DB avançou em seu projeto e hoje conta com uma tecnologia pioneira, que aponta através de relatórios um resultado mais ágil e direcionado”, ressalta.
Com relação à análise realizada, Domingos explica que a nova plataforma do DB faz um diagnóstico mais certeiro, por meio da tecnologia de identificação do microrganismo e antibiograma, que avalia a qual medicamento apresenta sensibilidade. “Caso seja encontrada uma bactéria na amostra coletada do paciente fazemos a identificação dela, por meio da espectrometria de massas, um dos métodos mais avançados do mercado. Com isso, temos um relatório apontando qual o melhor medicamento para tratamento desta infecção”, complementa.
Segundo o gerente de projetos, a microbiologia também tem um papel fundamental para racionalizar o uso de antibióticos. Ele explica que hoje existe o programa “Stewardship Antimicrobial”. “Existem alguns antibióticos de uso restrito para uma grande variedade de infecções. Diante disso, a microbiologia tem um papel importante, pois, realizamos testes para evitarmos que o uso indevido de um antibiótico torne a bactéria mais resistente”, finaliza.
Sobre o DB Diagnósticos
Fundado em 2011, o DB Diagnósticos é o único laboratório exclusivamente de apoio no mercado brasileiro. O DB conta com três unidades especializadas (DB Toxicológico, o DB Molecular e o DB Patologia) e três unidades de análises clínicas descentralizadas (São José dos Pinhais, Recife e Sorocaba), além das unidades regionais de apoio (URAs) distribuídas por todo o Brasil. Ao longo dos 10 anos de atuação, tornou-se líder no mercado de apoio laboratorial, levando exames de alta complexidade para regiões mais distantes e democratizando o acesso à saúde. Em 2020, o laboratório apresentou um crescimento de 27%, tendo atingido o índice de 500 mil exames realizados e analisados em um único dia.
Virta ComunicaçãoFernanda Arantes – fernanda.arantes@grupovirta.com.br - (11) 99167-8791Aurelio Guerra – aurelio.guerra@grupovirta.com.br – (11) 94804-6144Wladimir Oliveira – wladimir.oliveira@grupovirta.com.br – (21) 99655-7430
Nenhum comentário:
Postar um comentário