Associação Brasileira de Franchising contemplou em seu Estatuto Social nova categoria de Startup e criou a Comissão de Transformação Digital
São Paulo, novembro de 2021 - A
ABF - Associação Brasileira de Franchising criou este ano a categoria
de Startup. Nesse período, já conseguiu atrair 20 empresas desse ramo
de atuação e o objetivo é alcançar 200 até o final de 2022. A
iniciativa da entidade faz parte do seu plano de transformação digital,
que está alinhado com o processo de modernização de seu Estatuto
Social e da própria evolução do setor nessa área.
De acordo com Carlos Zilli, Diretor de Estratégia Digital da ABF,
“as startups vieram para somar e enriquecer o quadro associativo da
ABF, o ecossistema de franquias, e elas representam a inovação de forma
concreta. Por meio delas, temos acesso a novas soluções inovadoras e
podemos promover um match entre elas e as redes de franquias”, afirma.
Ainda segundo Zilli, as startups são como plataformas de negócios para
escalar as operações das empresas de forma rápida e mais eficiente.
Um outro importante avanço da ABF nessa área foi a criação da
Comissão de Transformação Digital. Associados que compõem o colegiado
reúnem-se periodicamente para aprofundar a análise de temas de
interesse comum e do mercado, além de desenvolver diversas atividades.
A mais recente dessas iniciativas é o TDcast, série especial de
11 episódios sobre Transformação Digital no podcast ABF Fala
Franchising. O de estreia teve o tema “Na real, do físico ao digital.
Qual a importância da transformação digital em nossas vidas?”, para
ouvir esse e os demais clique aqui.
Atualmente, na lista de associados da ABF há startups que atuam
em nichos como mercado financeiro, com as fintechs; mercados autônomos
em condomínios residenciais, empresariais, clubes etc.; consultoria em
transformação e serviços digitais; pesquisa de mercado; plataforma de
sistemas de gestão em nuvem; educação tecnológica, entre outros.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem
fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema
de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual
superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2.600
marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o
franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e
emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com
mais de 1.200 associados e cobrindo todo o território nacional por
meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais,
Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne
franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores
e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising
brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha
próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação
dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da
capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do
estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da
representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos
resultados do setor.
Informações para a Imprensa: Tel.: (11) 5105-7171 | Contatos: |
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