A S.O.S. Vida obteve a reacreditação pela Joint
Commission International (JCI), considerada uma das mais rigorosas
certificadoras da área da saúde em todo o mundo. A acreditação
foi conquistada pela empresa em 2012 e a obtenção da renovação
consolida o amadurecimento da cultura de qualidade que foi um dos
elementos que ajudou a empresa a se adaptar com mais facilidade aos
desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e atender ao aumento da
demanda por home care.
Simara
Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida, pontua que
fomentar a cultura da qualidade e segurança em uma empresa de saúde é
aprimorar constantemente os processos a fim de reduzir falhas, otimizar o
trabalho e facilitar ajustes nas rotinas.
“Qualidade
e segurança sempre foram características necessárias às empresas de
saúde. Com a pandemia de Covid-19, as instituições precisaram mais do
que nunca desses atributos para enfrentar os desafios. Porém, as
empresas que já cultivavam uma cultura de qualidade tiveram uma
transição mais tranquila para novos processos, protocolos e às mudanças
do último ano, pois a adaptação é mais rápida quando você tem processos
que não engessam, mas que facilitam o trabalho diário”, analisa.
O
processo de reacreditação é um aliado na manutenção da cultura da
qualidade, pois ele engaja toda a equipe, promovendo um amadurecimento
institucional dos processos e da melhoria contínua. Alguns dos elementos
que asseguram os padrões do atendimento são, segundo Simara,
gerenciamento de risco, gestão de indicadores, pesquisa de satisfação,
gestão de documento e auditorias.
Simara
traz o destaque para a importância das auditorias, que possibilitam o
monitoramento dos protocolos, procedimentos e padrões institucionais.
Dessa forma, é mantida a rotina de revisão e adaptação dos processos
dentro das necessidades e em um tempo menor, pois o padrão já está
desenvolvido.
Para
os pacientes, isso se traduz em mais segurança e qualidade no
atendimento, em função de ações que vão desde a avaliação constante do
risco assistencial para mitigá-lo, acompanhamento de toda cadeia
medicamentosa e atualização de protocolos conforme as necessidades.
“A
reacreditação nos dá o aval de que estamos no caminho certo,
conseguindo manter os padrões e excelência ao longo dos anos. Claro que
isso tudo só é possível devido ao engajamento da nossa equipe, por isso
precisamos destacar que ela tem papel essencial neste processo”,
completa a coordenadora da qualidade.
Importância da acreditação
Acreditação
é o reconhecimento formal concedido por instituições independentes que
avaliam os padrões de qualidade dos hospitais, clínicas, home care
e outras empresas da área de saúde a partir de critérios
estabelecidos. A cada três anos, as instituições passam por uma
auditoria – a reacreditação – para certificar da manutenção dos padrões
de qualidade.
Esse é um processo que muda a empresa estruturalmente, forçando que os padrões se tornem mais
robustos, agregando valor à cadeia de prestação de serviço e
fortalecendo a relação de confiança e transparência. Para ser
acreditada, a instituição precisa aprimorar seus processos, gerenciando
os riscos e seguindo um padrão rígido de qualidade.
Segundo Simara, o
esforço de padronização de protocolos e procedimentos no home care é
maior, pois este modelo de atendimento tem mais dispersão física dos
profissionais, estrutura e logística para atender os pacientes em seus
domicílios, o que torna a busca por uma acreditação ainda mais
importante.
Manutenção da qualidade
A unidade da Bahia da S.O.S. Vida é Acreditada desde 2012 e em junho/21 foi submetida ao terceiro processo de Reacreditação.
“A
JCI é uma empresa reconhecida internacionalmente pelo seu alto nível de
exigência. A auditora avalia mais de mil elementos de mensuração,
demonstrando a amplidão do seu rigor. Nessa última reacreditação,
ficaram registrados apenas cinco pontos de melhoria em nossa operação, o
que destaca o compromisso de nossa equipe com a qualidade e segurança
da assistência prestada pela empresa”, destaca José Espiño, presidente
da S.O.S. Vida.
A
unidade de Sergipe da empresa também é Acreditada desde 2018 e passará
pela Reacreditação em dezembro desse ano. Além disso, a S.O.S. Vida
tornou-se em 2019, a primeira empresa de home care da América Latina com
um programa de Cuidados Paliativos com Certificado de Qualidade
concedido pela JCI, unidade da Bahia.
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