sexta-feira, 30 de setembro de 2016
WSJ: novas regras de arrecadação desafiam campanhas de brasileiros
A jornada dos candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano no Brasil, em meio a novas regras de arrecadação, foi abordada em reportagem do Wall Street Journal nesta sexta-feira (30). "Após anos de gastos livres para conquistarem a eleição, políticos brasileiros estão lutando para abastecer suas campanhas sem doações de grandes corporações e dinheiro sujo."
Na primeira eleição em que empresas estão proibidas de fazer doações para os candidatos, as campanhas só podem contar com o financiamento de pessoas físicas. "Vaquinhas" virtuais estão proibidas e é preciso obedecer a um limite de gastos.
O professor de ciência Política da Uerj, Geraldo Monteiro, explicou ao jornal norte-americano que os candidatos agora procuram novas formas de fazer campanha. Monteiro calculou que 95% do arrecadado em campanhas costumavam vir de doações de empresas.
As novas regras, por outro lado, também acabam beneficiando candidatos ricos. O Wall Street Journal destaca que o tucano João Doria garantiu quase a metade dos R$ 6,27 milhões que sua campanha em São Paulo arrecadou até agora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário