Reportagem diz que enfraquecimento do banco seria fim da ambição alemã
O jornal Le Monde publicou nesta quinta-feira (29) uma matéria onde fala sobre a situação atual do Deutsch Bank. O noticiário francês conta que foi na bonita cidade de Augsburg, na Baviera, que nasceu o moderno banco alemão. Na virada do século XV, a família Fugger era dona de um verdadeiro império financeiro que se estendia do Báltico ao Mediterrâneo.
O diário conta que Jakob Fugger, o homem mais rico de seu tempo, financiou as conquistas de Charles V e chegou a ser imperador com direito de cunhar uma moeda. Seus sucessores dificilmente se manteriam no mesmo nível.
A reportagem do Monde diz que o Deutsche Bank, primeiro banco alemão está agonizando e ameaçando todo o sistema financeiro europeu. O anúncio de uma possível multa de US $ 14 bilhões (€ 12,5 bilhões) pelas autoridades dos EUA, e os rumores de um possível aumento de capital causaram um grande colapso das ações da empresa.
O jornal francês lembra que em junho, o Fundo Monetário Internacional já havia classificado a instituição como "grande fonte de risco".
Nenhum comentário:
Postar um comentário