Nunca um governo novo fez tanta bobagem. Pudera, tendo Eliseu Padilha à frente da coordenação… O sujeito tem de ser muito raso, incapaz e cego político para ter um Padilha como seu homem forte. O único dado positivo é que estamos diante de uma verdade que pode se tornar nossa grande saída. O país existe de fato, mas não de direito. Nos dias atuais e nos próximos, sei lá se serão anos ou décadas, um pouco de nós e muito das gerações posteriores têm a maior das missões: reformar o Estado brasileiro e suas instituições. Ouso dizer que pouco poderá ser aproveitado. Quase nada funciona, quase tudo está apodrecido e desmanchado. É ruim, mas também poderá ser bom. Às vezes, é melhor acabar com os escombros e construir tudo novo.
Ao ler comentários aqui na Tribuna da Internet falando acerca de “cegueira nacional, proposital e sistêmica”, quero que me permitam incluir pequenos detalhes. Lamento, mas estamos andando em círculos. E sair do círculo não é impossível, mas precisamos rompê-lo. Plagiando um bom amigo de muitos anos, diria que “nada é tão ruim que não possa piorar”.
SEM CIDADANIA – Já escrevi, por diversas vezes, mas vale a pena rememorar. Na minha visão, tudo acontece pela fragilidade, quase inexistência, de cidadania, nacionalismo e organização da sociedade.
Amigos, me lembrei de algo que disse, em 1988, aos colegas na empresa onde trabalhava: “O pior cego não é o que não quer ver, mas o que também não quer ouvir!” Alguns só entenderam, muito tempo depois.
Já sabemos que estamos no buraco. Mas sabemos como sair dele. O que nos falta? Apenas descobrir se mais brasileiros querem o mesmo. Se não entenderem e não quiserem agir, estamos liquidados, não haverá recuperação.
FORA TEMER? – Uma parcela da sociedade em geral, omissa por quase todo o tempo, agora pensa em saídas milagrosas, estapafúrdias, mirabolantes. Assim como fazem com suas vidas, querem fazer com a dos outros.
Cuidado! Estamos chegando perto da conclusão dos grupos pró-militares. Lembremo-nos que eles pretendiam a saída dos dois – Dilma e Temer. E o povo, acéfalo em sua maioria, está à espera de avatares e salvadores para solucionar os problemas criados pelos erros de maus governantes. Se as urnas não foram fraudadas, evacuaram o que os eleitores nelas depositaram. E há até possibilidade de Lula pode voltar nos braços do povo ignorante, se conseguir escapar da Justiça.
A pergunta que cabe já foi feita, mas não respondida. Fora Temer, entra quem? Não que tenhamos de aturar Dilma, Temer ou qualquer outro pé de chinelo. Temos de ir às compras, digamos assim, em busca de novidades. Comprar é nossa fuga. Temos de encontrar um novo síndico para a massa falida chamada Brasil. Pois vamos às compras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário