MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sergipe sedia Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem


Evento começa no dia 8 de novembro e segue até o dia 13.
Na abertura, reitor da UFS vai destacar o desenvolvimento da agricultura.

Do G1 SE
Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Foto: Divulgação / assessoria)Helvécio defende a segurança hídrica e reforça a
importância da água(Foto: Divulgação / assessoria)
O XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem vai começar no domingo (8) e segue até o dia 13 de novembro na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento que tem como tema 'O rio São Francisco que desagua no mar' conta com uma ampla discussão sobre a gestão irrigada dos recursos hídricos, questões relacionadas ao saneamento e revitalização dos espelhos d’água, ligadas principalmente ao estado de Sergipe.

“A água é vital na produção dos alimentos e na sedentarização e atendimento básico das populações humanas e animal. Dessa forma, é fundamental termos boas práticas em favor da segurança hídrica, alimentar, energética e do melhor bem estar das populações”, observou o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Helvécio Mattana Saturnino.
O Congresso também busca impulsionar as cadeias de negócios no semiárido brasileiro favorecendo o desenvolvimento da agricultura irrigada, bastante disseminada na região. A discussão também passa por questões voltadas para o equilíbrio ambiental, onde a exploração econômica e o desenvolvimento da agricultura irrigada devem observar os impactos gerados para as próximas gerações.

Na solenidade de abertura, reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Roberto Antoniolli,  fará a conferência com foco no desenvolvimento da agricultura,  gestão dos recursos hídricos e empreendedorismo em torno dos múltiplos usos da água, com ênfase na produção de alimentos no contexto da universidade, incluindo-se aí a expansão da região metropolitana de Aracaju, para o interior de Sergipe.

O congresso vai contar com visitas técnicas e realização de diversas oficinas nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Entre os temas que serão abordados estão: ‘‘Governança do solo e da água’’, “Água na Agricultura - sistemas informacionais para manejo de precisão de água na agricultura irrigada”, “A irrigação no setor sucoalcoleiro”, “O clima e a harmonização de conhecimentos e esforços em favor de maior segurança hídrica e alimentar” e “O projeto Canal de Xingó, oportunidades e desafios de maior aproveitamento das águas do rio São Francisco para seus múltiplos usos e o desenvolvimento da agricultura irrigada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário