MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Métodos biológicos para proteção e produção


Um grande desafio da Agricultura atualmente é encontrar maneiras sustentáveis para garantir a segurança e abastecer a população mundial, que poderá chegar a 9,6 bilhões de habitantes até 2050, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Números da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que, em 10 anos, a procura mundial por alimentos crescerá 20% e o Brasil poderá atender cerca de 40% dessa demanda.
Infelizmente, prevalecem manejos que degradam o solo em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Se a terra perder sua capacidade de renovação natural, a produção de alimentos estará comprometida.
O Papa Francisco estabeleceu uma relação íntima entre pobreza e a fragilidade do planeta na encíclica “Laudato Si” quando abordou sobre o cuidado da “casa comum”, ou seja, sobre o Planeta Terra. 
Foi a primeira vez que um pontífice demonstrou uma preocupação tão direta com a ecologia, afirmando a necessidade de ver, com os olhos da Fé, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana.
Tratar o meio ambiente como fonte sustentável de geração de energia e buscar a sua manutenção é imprescindível, e nós, sob orientação do governador Geraldo Alckmin buscamos a harmonia da Agricultura com o Meio Ambiente, da preservação com a produção.
A Agroecologia surgiu como uma das ferramentas para enfrentar os problemas da Agricultura convencional. Numa junção de conceitos que privilegia as práticas agrícolas de pequenos e médios produtores.
O produtor rural tem compromisso com a utilização das boas práticas agrícolas e o Estado deve apoiá-lo.
Assim, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo trabalha, por exemplo, a partir da nossa Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Avaré, que em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) desenvolveu o Sistema PMB – Palha, Muda Alta e Biofertilizante. Essa inovação reduz o consumo de água para irrigação em até 70%, além de restaurar da fertilidade do solo.
O nosso Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, vem implementando o Programa Aplique Bem, orientando os produtores a aplicarem de forma correta os defensivos e insumos químicos, preservando a segurança e a vida dos profissionais que realizam o trabalho e proporcionando melhores resultados na produção e evitando desperdícios.
Além disso, o IAC realiza pesquisas para melhorar as práticas de manejo do solo, assim como técnicas de conservação pós-colheita que aumentam a durabilidade dos alimentos; de controle a erosão; de reciclagem de composto orgânicos, entre outras tecnologias fundamentais para a melhor utilização de métodos biológicos para aumentar a nossa produção e incorporá-los também no uso como defensivos.
A nossa Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD/Apta) de Agricultura Ecológica, localizada em São Roque é referência em Agricultura Orgânica no País e inaugurou o seu anfiteatro para intensificar a capacitação dos produtores e fomentar as pesquisas com hortaliças, banana e alcachofra, produzidas sem o uso de adubos e defensivos químicos.
Outro exemplo de sucesso é no âmbito do nosso Instituto Biológico, a utilização de ácaros predadores para o controle de ácaros-praga. Sua aplicação em culturas como feijão, algodão, soja, tomate, mamão, uva, morango e plantas ornamentais é considerado um sucesso, visto que eliminam 98% das pragas, enquanto os efeitos dos agrotóxicos se limitam a 20% das pragas.
O Governo do Estado de São Paulo atua também em diversas frentes para garantir o melhor aproveitamento dos recursos naturais ao desenvolver o conceito e implantação da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.
Sem prescindir dos agroquímicos, podemos disciplinar o seu uso, incrementar os processos biológicos na formulação de insumos e defensivos e assim garantir maior produção ao nosso agricultor, proteção aos recursos naturais e alimentos saudáveis para todos.
29/10/2015
Arnaldo Jardim é deputado federal licenciado (PPS-SP) e secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário