Dia Nacional do Doador de Órgãos foi celebrado com caminhada.
Durante evento foram distribuídos panfletos para incentivar doação.
Caminhada reuniu centenas de pessoas
(Foto: Reprodução/TV Sergipe)
O Dia Nacional do Doador de Órgãos foi comemorado neste domingo (27),
em Aracaju, com uma caminhada para incentivar as doações de órgãos no
estado.(Foto: Reprodução/TV Sergipe)
O evento reuniu centenas de pessoas que saíram do Parque Augusto Franco e seguiram até o Mirante do Bairro 13 de Julho, na Zona Sul da capital. Durante o evento foi realizada a distribuição de panfletos com mensagens educativas, que também foram divulgadas através de um carro de som.
"Nós queremos sensibilizar a sociedade e agradecer as famílias doadoras, que são exemplos de cidadania e de amor, e espalhar esse amor. Já que no Brasil, possuímos 41 mil pessoas aguardando por um órgão e 30% vão a óbito por falta de um doador”, explicou o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez.
Para Benito é necessário que as famílias entendam melhor a importância da doação. “Enterramos órgãos todos os dias e muitas pessoas morrem. Se um familiar receber o diagnóstico de morte encefálica não existe retorno, e com a morte o corpo vai se decompor. Então porque não dar mais uma chance a outra pessoa?”, finalizou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no ano de 2013 foram captados 9 órgãos (6 rins e 3 fígados). Em 2014, foram feitas 25 captações (14 rins, 7 fígados, 3 corações, 1 pâncreas). Já em 2015, até agora, foram realizadas 13 captações (6 rins, 3 fígados, 4 corações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário