Mais do que ser competente e qualificado, é preciso saber o que ? e quando ? falar para a chefia; veja as recomendações
por
iG São Paulo
Publicada TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Divulgação
É importantíssimo se sentir à vontade no
local de trabalho. Mas, além disso, é fundamental que se crie uma
estabilidade na relação com colegas e, principalmente, chefes.
São eles que decidem sobre manutenção de vagas e promoções. E, por conta disso, algumas frases devem ser evitadas nesse tipo de relação profissional – mesmo que a seus olhos pareçam normais.
1 - "Isso não é minha atribuição"
O pensamento de uma empresa que sempre está crescendo passa, muitas das vezes, por revisar objetivos e métodos de operação. Isso significa que podem aparecer pela frente atribuições que não são exatamente aquelas para as quais você foi contratado.
Se for o caso de alguém competente e capaz de entender e lidar com toda a operação da empresa, mesmo sendo um especialista em alguma área específica, as chances dessa situação ocorrer aumentam. E, se a intenção é ser visto como alguém que trabalha bem em grupo, é recomendado que se adote uma postura aberta a novas atribuições.
Recomendado
Em vez de dizer que o pedido não está incluído nas atruibuições previamente combinadas, afirme que não há problemas em assumir responsabilidades extras. No entanto, também é recomendado que se pondere o domínio sobre a área e explique as limitações que podem haver, sempre se colocando à disposição para tentar encontrar novas soluções.
2 - "Ele é um tirano/ditador"
Todos têm momentos de quase insuportável insatisfação no ambiente de trabalho. E, quando o desapontamento vem da falta de diálogo com os cargos de chefia, é de bom tom evitar tornar públicas as reclamações – mesmo que na aparentemente segura informalidade da hora do almoço. Se esse tipo de coisa se espalha, pode ser o fim da linha para aquele funcionário que deseja crescer, ou mesmo permanecer, em uma companhia.
Recomentado
Nesse caso, o ideal é ser sincero ao deixar claras quais são as dificuldades que estão atingindo o seu trabalho. Diga: "Realmente quero trabalhar junto, mas quando o senhor grita/me critica/não responde, eu me sinto desmoralizado e desvalorizado. O que posso fazer para facilitar uma melhor comunicação entre nós?"
3. Careta
Não é bem uma frase. Mas, como as imagens, as caretas valem mais do que mil palavras – para o mal. Revirar os olhos, sorrisos irônicos e caretas quando o chefe dá as costas são atitudes estritamente não recomendadas.
Recomendado
Quando ouvir algo que para você pareça chato, inapropriado ou mesmo abursdo, não faça caretas. Nesses casos, a cara de paisagem é o diagnóstico perfeito.
4. "Pelo visto terei que ficar até mais tarde, de novo"
As pessoas não têm a capacidade de ler mentes, então você precisa ser bem claro quando ao que realmente deseja dizer. Indiretas e demonstrações subjetivas de que você tem trabalho demais a fazer, que não conseguirá dar conta sozinho ou no prazo, não facilitarão em nada a sua relação com o chefe.
Recomendado
Uma abordagem de mais efeito seria: "Eu agradeço a responsabilidade adicional, mas estou tentando descobrir como terminar isso dentro da minha escala normal de horário. Não ligo de ficar até mais tarde eventualmente, mas gostaria de saber quais são as reais prioridades da empresa".
5. "Já tentei isso uma vez e não deu certo"
No best-seller de Cathie Black "Preto básico: o guia essencial para seguir crescendo no trabalho – e na vida" (tradução livre para o português), a autora conta uma história de quando chegou a uma companhia de mídia e ouviu essa frase como um refrão, o que a acabou mostrando o quão derrotista é essa atitude.
Recomendado
Black propõe então que se fale: "Nós tentamos, de verdade, isso no passado e não funcionou. De todo modo, se tentarmos algumas mudanças, pode ser que alcancemos melhores resultados. Se não der certo, vamos tentar de novo outra solução pensada em conjunto".
São eles que decidem sobre manutenção de vagas e promoções. E, por conta disso, algumas frases devem ser evitadas nesse tipo de relação profissional – mesmo que a seus olhos pareçam normais.
1 - "Isso não é minha atribuição"
O pensamento de uma empresa que sempre está crescendo passa, muitas das vezes, por revisar objetivos e métodos de operação. Isso significa que podem aparecer pela frente atribuições que não são exatamente aquelas para as quais você foi contratado.
Se for o caso de alguém competente e capaz de entender e lidar com toda a operação da empresa, mesmo sendo um especialista em alguma área específica, as chances dessa situação ocorrer aumentam. E, se a intenção é ser visto como alguém que trabalha bem em grupo, é recomendado que se adote uma postura aberta a novas atribuições.
Recomendado
Em vez de dizer que o pedido não está incluído nas atruibuições previamente combinadas, afirme que não há problemas em assumir responsabilidades extras. No entanto, também é recomendado que se pondere o domínio sobre a área e explique as limitações que podem haver, sempre se colocando à disposição para tentar encontrar novas soluções.
2 - "Ele é um tirano/ditador"
Todos têm momentos de quase insuportável insatisfação no ambiente de trabalho. E, quando o desapontamento vem da falta de diálogo com os cargos de chefia, é de bom tom evitar tornar públicas as reclamações – mesmo que na aparentemente segura informalidade da hora do almoço. Se esse tipo de coisa se espalha, pode ser o fim da linha para aquele funcionário que deseja crescer, ou mesmo permanecer, em uma companhia.
Recomentado
Nesse caso, o ideal é ser sincero ao deixar claras quais são as dificuldades que estão atingindo o seu trabalho. Diga: "Realmente quero trabalhar junto, mas quando o senhor grita/me critica/não responde, eu me sinto desmoralizado e desvalorizado. O que posso fazer para facilitar uma melhor comunicação entre nós?"
3. Careta
Não é bem uma frase. Mas, como as imagens, as caretas valem mais do que mil palavras – para o mal. Revirar os olhos, sorrisos irônicos e caretas quando o chefe dá as costas são atitudes estritamente não recomendadas.
Recomendado
Quando ouvir algo que para você pareça chato, inapropriado ou mesmo abursdo, não faça caretas. Nesses casos, a cara de paisagem é o diagnóstico perfeito.
4. "Pelo visto terei que ficar até mais tarde, de novo"
As pessoas não têm a capacidade de ler mentes, então você precisa ser bem claro quando ao que realmente deseja dizer. Indiretas e demonstrações subjetivas de que você tem trabalho demais a fazer, que não conseguirá dar conta sozinho ou no prazo, não facilitarão em nada a sua relação com o chefe.
Recomendado
Uma abordagem de mais efeito seria: "Eu agradeço a responsabilidade adicional, mas estou tentando descobrir como terminar isso dentro da minha escala normal de horário. Não ligo de ficar até mais tarde eventualmente, mas gostaria de saber quais são as reais prioridades da empresa".
5. "Já tentei isso uma vez e não deu certo"
No best-seller de Cathie Black "Preto básico: o guia essencial para seguir crescendo no trabalho – e na vida" (tradução livre para o português), a autora conta uma história de quando chegou a uma companhia de mídia e ouviu essa frase como um refrão, o que a acabou mostrando o quão derrotista é essa atitude.
Recomendado
Black propõe então que se fale: "Nós tentamos, de verdade, isso no passado e não funcionou. De todo modo, se tentarmos algumas mudanças, pode ser que alcancemos melhores resultados. Se não der certo, vamos tentar de novo outra solução pensada em conjunto".
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