domingo, 27 de setembro de 2015

90% das famílias não autorizam doação de órgãos em Sergipe


Dia Nacional do Doador de Órgãos foi celebrado com caminhada.
Durante evento foram distribuídos panfletos para incentivar doação.

Do G1 SE
Caminhada reuniu centenas de pessoas em Aracaju (Foto: Reprodução/TV Sergipe)Caminhada reuniu centenas de pessoas
(Foto: Reprodução/TV Sergipe)
O Dia Nacional do Doador de Órgãos foi comemorado neste domingo (27), em Aracaju, com uma caminhada para incentivar as doações de órgãos no estado.

O evento reuniu centenas de pessoas que saíram do Parque Augusto Franco e seguiram até o Mirante do Bairro 13 de Julho, na Zona Sul da capital. Durante o evento foi realizada a distribuição de panfletos com mensagens educativas, que também foram divulgadas através de um carro de som.
"Nós queremos sensibilizar a sociedade e agradecer as famílias doadoras, que são exemplos de cidadania e de amor, e espalhar esse amor. Já que no Brasil, possuímos 41 mil pessoas aguardando por um órgão e 30% vão a óbito por falta de um doador”, explicou o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez.
Segundo o coordenador, o sergipano é um povo solidário, mas o índice de negativo das famílias em relação à doação de órgãos é muito alto. " O índice é de 90% e precisamos reverter isso e sensibilizar essas famílias. Já que quando elas possuem o conhecimento da intenção do parente em doar elas atendem. Mas quando não sabem isso gera dúvida. Então, por favor, informe a sua família do seu desejo de ser um doador”.

Para Benito é necessário que as famílias entendam melhor a importância da doação. “Enterramos órgãos todos os dias e muitas pessoas morrem. Se um familiar receber o diagnóstico de morte encefálica não existe retorno, e com a morte o corpo vai se decompor. Então porque não dar mais uma chance a outra pessoa?”, finalizou.

De acordo com a  Secretaria de Estado da Saúde (SES), no ano de 2013 foram captados 9 órgãos (6 rins e 3 fígados). Em 2014, foram feitas 25 captações (14 rins, 7 fígados, 3 corações, 1 pâncreas). Já em 2015, até agora, foram realizadas 13 captações (6 rins, 3 fígados, 4 corações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário