MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ingredientes de comidas juninas ficam mais caros em Belém em 2015


Pesquisa levantou preço de 50 produtos em relação a festas de 2014.
Canela em pó teve o maior aumento: 22,61%.

Do G1 PA
Imagem ilustrativa de canela (Foto: Cardoso/BSIP/AFP)Canela em pó teve a maior alta entre os produtos
(Foto: Cardoso/BSIP/AFP)
Os pratos típicos de São João vão ficar mais pesados no bolso do paraense neste mês de junho. Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) em redes de supermercados da grande Belém entre os dias 25 e 27 de maio avaliou o preço de 50 produtos, constatando que os ingredientes de pratos como curau e mingau de milho ficaram mais caros.
O grande vilão das festas juninas passou a ser a canela, que é usada como tempero em pratos doces: o pote com 25 gramas de canela em pó ficou 22,61% mais caro em relação ao ano passado. Em segundo lugar ficou o leite de coco, cujo vidro de 200ml teve aumento de 15,99%. O azeite de dendê, usado na preparação de pratos como vatapá, completa a lista dos produtos que tiveram o maior reajuste: 13,72%.
Outros produtos que tiveram aumentos indigestos foram o coco ralado, o fubá, o leite condensado e o milho branco, que é usado em mingau. Todos ficaram entre 4% e 9% mais caros.
A alternativa para o paraense pular São João sem prejudicar o bolso é substituir ingredientes por alternativas mais baratas, como a farinha de milho flocada, que ficou 8,3% mais barata que em 2014.  Também tiveram deflação o milho para pipoca, que baixou 8,43%, e o quilo do açúcar, cujo preço caiu 2,83%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário