HONDA
O décimo Civic tem cara de bravo e é praticamente a versão definitiva
Em um mercado concorrido como o norte-americano, as gerações dos
automóveis têm vida curta. Se por aqui uma mesma carroceria pode ficar
19 ou até 28 anos ano mercado, lá na terra do Tio Sam, cinco anos em
linha pode significar ser engolido pela concorrência. E nesse cenário
acelerado, a Honda apresentou no Salão de Nova York o conceito que
antecipa as linhas da décima geração do Honda Civic, que deverá estrear
nos Estados Unidos até o final do ano.
Na mostra, a marca apresentou a versão cupê, num chamativo verde limão e
detalhes extravagantes com grandes tomadas de ar, lanternas que
emolduram toda a traseira e um spoiler no melhor estilo “Velozes e
Furiosos”. Toda essa perfumaria será removida na versão final, deixando
alguns elementos mais exóticos para as versões esportivas como a Si e
Type-R.
Isso mesmo, a carroceria hatch e sua derivação endiabrada, que estavam
limitadas aos mercados europeu e japonês, retornam ao mercado
norte-americano na décima geração, numa tentativa de conter o avanço dos
compactos sul-coreanos e dos próprios fabricantes locais que têm tido
êxito nesse filão, que até pouco tempo era visto como um nicho exótico
por lá.
Outra razão é adoção de uma plataforma global para a família, que
permitirá que ambas as versões de carrocerias possam ser produzidas em
diferentes plantas e com redução do custo de produção.
Novo motor
Sob o capô o novo Civic irá abrigar o novíssimo motor turbo VTEC, 1.5
litro, da família Earth Dreams, que será associado à conhecida
transmissão automática do tipo CVT. O novo Civic também deverá contar o
velho motor 1.8 de 143 cv para equipar as versões de entrada, além de
unidades híbridas. Outro motor com passaporte carimbado para os EUA é a
furiosa unidade 2.0 de 315 cv que propulsiona o esportivo na Europa e
Japão.
Seu conjunto ótico, assim como a grade do radiador, seguem a atual
identidade visual da Honda, que foi inaugurada com a atual geração do
utilitário-esportivo CR-V e adotada pelos compactos City e Fit.
Para o mercado brasileiro, ainda não há indícios de quando a nova geração do Civic irá ser lançada.
Considerando que o intervalo entre os modelos têm sido de seis anos, é
possível que surja por aqui até o final de 2017 ou início de 2018.
Mas há quem aposte que a nova geração seja colocada à venda ainda em
2016, o que é um tanto precoce para o padrão da indústria brasileira,
mesmo que a marca tenha a tradição de manter suas gerações atualizadas,
inclusive em mercados emergentes como o Brasil.
Durante a mostra nova-iorquina, executivos da marca japonesa acenaram
uma possível importação da versão Type-R para o mercado brasileiro, mas
que dependeria do interesse do consumidor. Mas as chances são remotas.
Isso porque hot hatch chegaria com preços muito elevados, fatalmente
acima dos R$ 250 mil, faixa de preço onde concorrem rivais como Audi RS3
e Mercedes-Benz A45 AMG.
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