MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Túnel do tempo: OAB processou advogado que queria cassar registro de José Dirceu

oabdirceu
O uso político da OAB em favor do governo tem sido ridículo e vergonhoso, abaixo da linha de qualquer país civilizado. A forma como o governo tem sido ajudado pela OAB chega a lembrar aquela republiqueta de bananas do filme “Os Mercenários”, de Sylvester Stallone.
Eis que fui lembrado, em meu Facebook, de uma notícia de março de 2014, intitulada OAB processa advogado que quer cassar registro de Dirceu, confessada no blog Brasil247:
O conselho nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu processar administrativamente o advogado Paulo Fernando Melo da Costa, que solicitou à ordem a cassação do registro profissional do ex-ministro José Dirceu, que está preso na Penitenciária da Papuda.
A Ordem alega que Melo da Costa arranhou a imagem da instituição ao criticar a demora na apreciação de seu pedido. O advogado, que atua em Brasília, alega que está sendo perseguido pela OAB.
Na última segunda-feira, o Conselho Federal da OAB decidiu que caberia à seccional paulista da instituição a decisão de cassar ou não o registro de Dirceu. A OAB nacional, que recebeu o pedido de cassação em novembro do ano passado, havia repassado o caso primeiramente para a seccional do DF, que justificou que não caberia a ela. Na avaliação do Conselho, o pedido precisa ser analisado em São Paulo porque é o estado que emitiu o registro do ex-ministro.
O advogado alega, para a solicitação, que a idoneidade é um dos requisitos para a manutenção do registro e, como Dirceu foi condenado no julgamento da Ação Penal 470, não deveria ter direito a ele. Outro argumento é de que o advogado com direitos políticos suspensos não pode exercer a profissão. Ele afirmou ter feito considerações sobre a demora e que considerou a decisão de transferência do caso “protelatória”.
“Eu disse que achava que estava demorando, que achava protelatório ter enviado primeiro à seccional do Distrito Federal porque o registro dele é de São Paulo. O relator disse que feri o código de ética e mandou abrir processo contra mim. Sou filiado ao PSDB, e acham que fiz isso por motivação partidária. O Zé Dirceu torce para o Corinthians e eu sou Botafogo. Eu poderia ser filiado a qualquer partido ou não ser filiado a nenhum”, disse, ao portal G1.
Agora dessa vergonha a OAB não pode mais escapar: é uma organização que pune quem tenta cassar registro de mensaleiros enquanto luta para cassar o registro de um ministro do STF que os mandou para a cadeia. Quem não está verdadeiramente indignado com essa situação realmente tem sérios problemas éticos.
Uma pergunta urgente: qual político se propõe em 2018 levar a público as atrocidades feitas pela OAB e até propor a extinção desse órgão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário