MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ônibus fica destruído após ser incendiado em Florianópolis


Este é o 9º caso de ação criminosa entre a noite de sexta e a de domingo.
Foram 5 ônibus, 2 casas de PMs, 1 posto policial e posto de combustíveis

Do G1 SC
Criminosos atearam fogo em um ônibus da empresa Insular, no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. A ação ocorreu por volta das 23h deste domingo, na Rua Jerônimo José Dias. Segundo a Polícia Militar, o veículo ficou destruído pelas chamas.
Equipes da PM estavam no local do incidente para apurar o incidente até por volta da 0h de segunda. As primeiras informações indicam que os suspeitos fugiram em um carro roubado há algumas semanas na região. O veículo de transporte público estava operando normalmente quando foi incendiado.
Este foi o nono caso de ação criminosa entre a noite de sexta-feira (26) e a deste domingo (28). No total, cinco veículos foram incendiados, dos quais quatro ficaram destruídos. Dois ônibus foram queimados em São José, um em Palhoça, outro foi alvo de tentativa de incêndio em Tijucas e o último destruído na capital catarinense. Além disso, na madrugada deste domingo (28), duas casas de policiais militares foram alvo de disparos por arma de fogo, bem como um posto da Polícia Civil. Também foi jogado um coquetel molotov em um posto de combustíveis, mas o local não foi incendiado.
A Polícia Militar acredita que estas ocorrências possam estar correlacionadas, mas a equipe de inteligência apura os fatos para confirmar a hipótese. Por causa dos incidentes, as linhas 'Madrugadão' das empresas Insular e Estrela foram canceladas na madrugada desta segunda-feira (29). Os itinerários da manhã em toda a Grande Florianópolis estão mantidos, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade.
Reforço no policiamento e segurança a ônibus
Na tarde deste domingo (28), o governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, afirmou que os órgãos de segurança do Estado estão em alerta após os incêndios em ônibus e disparos de arma de fogo contra casas de PMs e um posto policial na Grande Florianópolis. Todas as ocorrências são investigadas pela equipe de inteligência da Polícia Militar. Segundo o governador em exercício, a atenção foi redobrada pois os atos levantaram a hipótese de uma onda de atentados.
Veículo foi incendiado com óleo diesel em bairro de São José, na Grande Florianópolis (Foto: PM/Divulgação)Veículo foi incendiado com óleo diesel em São
José, neste domingo (Foto: PM/Divulgação)
Uma reunião entre oito empresas da Grande Florianópolis, comando da PM, Departamento de Transportes e Terminais (Deter) e Prefeitura da capital, também foram adotadas medidas para tentar evitar novos ataques a ônibus. Entre as ações está o monitoramento velado e ostensivo das linhas que passam por áreas consideradas vulneráveis ou em pontos críticos à noite. Também foi criada uma rede de comunicação instantânea entre as empresas e a PM.
Até a tarde deste domingo, a PM havia listado nomes de oito possíveis suspeitos ligados aos ataques. Um deles estava hospitalizado e o outro morreu em confronto, conforme a tenente-coronel Claudete. Um terceiro suspeito, que também teve a participação confirmada, já era considerado foragido.
Casos confirmados
Em Palhoça, veículo ficou destruído (Foto: Pista Limpa/Divulgação)Em Palhoça, veículo ficou destruído sexta-feira
à noite(Foto: Pista Limpa/Divulgação)
Entre sexta-feira (26) e às 23h de domingo (28), a PM confirmou nove casos de ações criminosas na Grande Florianópolis, sendo cinco a ônibus.
Na noite de domingo, além do ônibus da Insular, um micro-ônibus escolar foi alvo de tentativa de incêndio no bairro Universitário, em Tijucas. Dois homens em uma moto quebraram o vidro do motorista e jogaram uma garrafa com combustível. O dono do veículo mora em frente ao estacionamento, ouviu o estrondo e correu para apagar o fogo. Os suspeitos fugiram de moto, a abandonaram em seguida e continuaram a fuga em um carro que os esperava.
Por volta das 7h30 de domingo, um ônibus foi interceptado na Avenida das Margaridas, em São José. Os suspeitos mandaram o motorista e a cobradora descerem. Segundo a PM, pelo menos 10 pessoas estiveram envolvidas na ação. Com duas garrafas de óleo diesel, os suspeitos incendiaram o coletivo. Às 8h, os veículos da empresa Biguaçu e Emflotur suspenderam a circulação, mas retomaram as atividades à tarde.
Pouco antes, na madrugada de domingo, segundo Claudete Lemkuhl, dois homens em uma moto atiraram em duas casas de policiais militares e em um posto de trabalho da Polícia Civil, entre 2h e 3h, em São José. Nenhum agente público ficou ferido.
Na sexta-feira, também em São José, um coletivo foi atacado perto das 22h30 no bairro Bela Vista. De acordo com a supervisão de tráfego da Enflotur, dois homens pediram para o ônibus parar. Em seguida, entraram, anunciaram um assalto, levaram pouco mais de R$ 200 e o celular do motorista. Segundo testemunhas, um dos envolvidos espalhou três garrafas de álcool no ônibus e ateou fogo. Os cinco passageiros saíram correndo.
No mesmo dia, em Palhoça, o fogo destruiu um ônibus da Jotur, por volta das 23h. Segundo o setor operacional da empresa, três homens, um deles armado, pararam o ônibus e obrigaram os passageiros a descer. Com galões de gasolina, eles atearam fogo no coletivo.
Posto de combustível
De acordo com informações do 16º Batalhão da Polícia Militar, durante a madrugada deste domingo (28) um posto de gasolina na cidade de Palhoça também foi atacado. Por volta da 1h, dois homens em uma motocicleta jogaram coquetel molotov em uma bomba de combustível. O local não chegou a ser incendiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário