MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Devotos de São Francisco caminham 47 km em romaria


Procissão seguiu de Caxias a São João do Sóter, região dos Cocais.
Romaria foi encerrada com uma missa campal.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Devotos de São Francisco participaram de uma romaria, de Caxias a São João do Sóter, na região dos cocais, neste fim de semana, em uma grande demonstração de fé. Mais de mil pessoas percorreram 47 km a pé. No fim da tarde, todos se reuniram na catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

Para reforçar a fé, terços e toalhinhas com imagem de São Francisco. Muitos jovens e idosos estavam entres os que aceitaram o desafio de caminhar todo o trajeto. Dona Francisca dos Santos, de quase 60 anos, disse que estava firme e preparada. "Estou com todo o pique", afirmou.
Antes da saída, o bispo de Caxias pediu a Deus bênçãos aos romeiros. Em princípio, seriam cerca de 600 romeiros inscritos pela diocese para a primeira romaria de Caxias em homenagem a São Francisco. O santo que doou tudo que tinha aos pobres e para os católicos é um exemplo de simplicidade e fraternidade. "Quem vai em uma romaria dessas vai para aprofundar a sua confiança total em Deus", disse dom Vilson Basso, bispo de Caxias.
Nas ruas por onde os romeiros passavam, a romaria crescia. Ao chegar à MA-127, onde seria maior parte do percurso, mais de mil pessoas começavam um teste de resistência e fé. O compromisso de seu Benedito Soares era maior: levara imagem do santo durante a caminhadas. "Vou ficar firme até o final. O passo está firme, graças a Deus", garantiuBenedito da Silva.
Depois de cinco quilômetro caminhando, a primeira parada. Água, frutas e frito de ovos e carne para recuperar as energias. Cantando, rezando eles seguiram madrugada a dentro. Das nove paradas, a mais prolongada foi a do povoado Pedras, onde foi distribuído caldo de carne e feitos alongamentos.
Muitos participantes não resistiram e continuaram o trajeto de ônibus, mas outros se mativeram firmes e foram abençoados com os primeiros raios de sol. Finalmente os fieis avistaram a imagem de São Francisco, que tem mais de 26 metros. A jornada chegava ao fim. Seu Benedito onseguiu concluir o trajeto. “Eu estou com calos nos pés, mas para mim foi bom. Estou cansado, mas feliz”, disse.
Os fieis encerram a romaria participando da missa campal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário