MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CPI mista da Petrobras recebe pedido para convocação de Antonio Palocci


por
Agência Senado
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Bruno Spada/ABr
Palocci foi acusado de ter pedido dinheiro a ex-diretor da Petrobras para a campanha eleitoral de Dilma
Palocci foi acusado de ter pedido dinheiro a ex-diretor da Petrobras para a campanha eleitoral de Dilma
A CPI Mista que investiga denúncias de corrupção na Petrobras recebeu, nesta segunda-feira (29/9), pedido para convocação do ex-ministro Antonio Palocci.
A iniciativa partiu do deputado oposicionista Rubens Bueno (PPS-PR), com base em reportagem da revista Veja, segundo a qual o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa disse que, em 2010, o então ministro da Fazenda do governo Lula lhe pediu R$ 2 milhões para a campanha de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.
Conforme a revista, a informação foi passada por Paulo Roberto dentro do acordo de delação premiada firmada com o Ministério Público e a Polícia Federal. Os parlamentares da CPI bem que tentaram, mas ainda não conseguiram ter acesso ao conteúdo dos depoimentos, o que só vai acontecer depois que o acordo for homologado pelo Poder Judiciário.
Conforme o requerimento que pede a convocação de Palocci, tal acusação "é grave" e revela a necessidade de ouvir o ex-ministro para que sua versão dos fatos seja confrontada com a de Paulo Roberto Costa e com a do doleiro Alberto Youssef, que também já fechou acordo de delação.
Vaccari
Juntamente com a convocação de Antonio Palocci, chegou nesta manhã à CPI Mista mais um requerimento para convocação do tesoureiro do PT João Vaccari Neto.
O pedido também partiu de Rubens Bueno, desta vez com base em reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Segundo a matéria, a Polícia Federal encontrou em computadores de pessoas ligadas Youssef mensagens que apontam para a participação de Vaccari Neto como mediador de contatos entre operadores do doleiro e o fundo de pensão dos empregados da Petrobras, o Petros.
Conforme o jornal, tratava-se de esquema para viabilizar a captação de recursos junto ao Petros que teriam como destino empresas de fachada de Youssef.
Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa são dois dos principais acusados de operarem um esquema de desvio de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, movimentou ilegalmente R$ 10 bilhões. Ambos foram pegos na Operação Lava Jato e estão presos no Paraná.
Os requerimentos ainda não têm data para serem analisados. A próxima reunião da CPI mista é dia 8 de outubro, após o primeiro turno das eleições, para oitiva de Meire Poza, contadora de Youssef. Se houver quórum e acordo, no entanto, pode ser que o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), aproveite para pôr em votação esses e outras centenas de requerimentos que aguardam deliberação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário