MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de abril de 2014

No AC, médicos fazem ato público no Dia Mundial da Saúde


Evento foi organizado pelo Sindicato dos Médicos do Acre.
Ato visa trazer à sociedade o debate sobre saúde pública.

Caio Fulgêncio Do G1 AC

José Ribamar, presidente do Sindicato dos Médicos no Acre (Foto: Divulgação Sindmed)José Ribamar, presidente do Sindicato dos Médicos no Acre (Foto: Divulgação Sindmed)
No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira (7) o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realiza um ato público no Centro de Rio Branco. O objetivo principal, de acordo com o presidente José Ribamar, é trazer à sociedade a reflexão e o debate sobre a saúde pública e alertar acerca dos cuidados necessários para uma vida com qualidade.
"Resolvemos fazer um ato em defesa da saúde pública. Esse ato visa discutir e levar proposições para que as autoridades reflitam sobre como anda a saúde pública no estado, município e no país. Nós vamos destacar também o conceito de saúde pela Organização Mundial de Saúde [OMS] que é algo abrangente. A saúde é o completo bem-estar físico, mental e social. E não apenas a ausência de doenças", explica o médico.
Segundo José Ribamar, o ato também serve de alerta para a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de uma boa gestão de recursos. Para ele, as emergências nos hospitais públicos estão em situação de calamidade e precisam de mais investimentos.
"São coisas que a população precisa refletir e tentar mudar o cenário, porque a nossa participação é importante. Todos nós temos que cuidar da saúde, mas não somente no aspecto individual. Tem também o coletivo. A saúde está acima de partidos políticos e das religiões", acrescenta.
Durante o ato, uma tenda foi montada na praça Eurico Gaspar Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, com o intuito de disponibilizar aos rio-branquenses a coleta de sangue para fazer exame de glicemia e verificar a pressão arterial. "É uma maneira simbólica de dar um destaque para cuidar da saúde", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário