Evento começa na próxima terça (4), para imprensa, na Suíça.
Novas gerações de TT e Twingo e inédita minivan da BMW são destaques.
Confira os carros que devem ser destaques nesta 84ª edição.
AUDI
Esboço do Audi TT 2015 (Foto: Divulgação)
Assim como em 2013, quando a atração principal fora o RS 6, esta edição
terá como protagonista também um esportivo. Trata-se da 3ª geração do
TT, que promete uma “reinterpretação” estética da 1ª geração do modelo,
de 1998. O interior também foi reconstruído, com destaque para o painel
de instrumentos totalmente digital.
Audi S1 Sportback (Foto: Divulgação)
Desde que o A1 foi apresentado espera-se por sua versão esportiva que,
enfim, estreará em Genebra. O que principalmente difere o S1 do A1 é,
evidentemente, o motor: 2.0 turbo, de 231 cv e 37,7 kgfm de torque,
ainda mais potente que o utilizado no A1 quattro, esportivo de produção
limitada apresentado em 2012. A tração passa a ser integral, e não mais
dianteira, enquanto a transmissão é manual, de seis marchas.Esteticamente, parachoques, rodas, faróis, lanternas e detalhes no interior (como a capa atrás dos bancos dianteiros) distinguem o S1 dos demais membros da gama.
Audi S3 (Foto: Divulgação)
A linha A3 será ampliada com o S3 Cabriolet, versão esportiva inédita
para a carroceria conversível. Com motor 2.0 turbo (TFSI) de 300 cv e
38,7 kgfm de torque, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Com a
oferta de A3, S3, A3 Sportback, S3 Sportback, A3 Cabriolet e agora o S3
Cabriolet, resta o novo RS 3 para completar a gama do hatch.BENTLEY
Continental GT Speed 2015 (Foto:Divulgação)
Equipado com um motor 6.0 W12 biturbo de 635 cv capaz de levar o cupê
aos 332 km/h de velocidade máxima, o novo Continental GT Speed é o mais
veloz Bentley
já produzido, segundo a marca. Entre os equipamentos mais luxuosos, há
bancos com aquecedores para o pescoço, volante aquecido e pedais de
liga-leve.BMW
BMW Série 2 Active Tourer (Foto: Divulgação)
A história da BMW começará um novo capítulo durante o Salão de Genebra
com o Série 2 Active Tourer, que não só é a primeira minivan da marca,
como também seu primeiro automóvel de tração dianteira. É também o
primeiro BMW a ser equipado com um motor de 3 cilindros (no caso um 1.5
litro turbo, utilizado também no Mini
Cooper). O câmbio pode ser manual, de seis marchas, ou automático, de
oito velocidades. A plataforma sobre a qual é montado, que além da
tração dianteira é formada pelo motor montado na transversal, é
construída com aços de alta resistência e dará origem outros futuros
carros da marca.Com 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,55 m de altura, o Série 32 Active Tourer se aproxima do seu principal concorrente, o Mercedes-Benz Classe B, que tem 4,36 m, 1,78 m e 1,55 m, respectivamente. Seu porta-malas carrega 468 litros, capacidade que pode ser elevada para 1.510 litros com os bancos traseiros rebatidos. A estreia na Europa ocorrerá logo após o Salão; no Brasil, o Série 2 Active Tourer deve ser exibido durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.
Alpina B4 Bi-Turbo Cabrio (Foto: Divulgação)
A Alpina apresentará o B4 Bi-Turbo Cabrio, versão mais apimentada do
Série 4 Cabrio e com visual diferenciado. O motor 3.0 biturbo foi
retrabalhado para render 410 cavalos e 61,2 kgfm de torque – ante 306 cv
e 40,8 kgfm do modelo original. Esteticamente, mudam as rodas, o
para-choque dianteiro e a nomenclatura na tampa do porta-malas.CITROËN
Citroën C1 (Foto: Divulgação)
A nova geração do C1 é mais um indicador de que os subcompactos e os motores de 3 cilindros estão em alta - vide Volkswagen
Up!. No caso do modelo da Citroën, o bloco é de 1,2 litro e 82 cv,
responsáveis por movimentar os 840 kg do hatch. Com 3,26 metros de
comprimento, 1,62 metro de largura, 1,45 metro de altura e porta-malas
de 196 litros, o novo C1 será vendido com 2 e 4 portas. Destaque para o
teto-solar panorâmico, que abre até a segunda fileira de bancos e os
polêmicos.
Citroën C4 Cactus Adventure (Foto: Divulgação)
Outra estreia da Citroën
em Genebra será a versão Adventure do conceito C4 Cactus, conceito que
estreou no Salão de Frankfurt sugerindo novas diretrizes para o papel do
automóvel – as almofadas nas portas servem para protege-las e evitar
que o dono gaste com pequenos arranhões, por exemplo. A marca também
lançará o C5 CrossTourer.FIAT
Fiat Freemont Cross (Foto: Divulgação)
A Fiat
focará em caros com apelo aventureiro no Salão de Genebra. Um deles é o
Freemont Cross, que exibe novos para-choques dianteiro e traseiro,
grade dianteira em preto brilhante, rodas exclusivas de 19 polegadas,
saias laterais e faróis e lanternas escurecidos. Internamente, há
sistema de som com seis alto-falantes e 368 Watts e subwoofer e novo
revestimento para os bancos em couro. Outro modelo de apelo off-road é o
Panda Cross, cujos destaques são equipamentos (Torque on Demand e
Terrain Control) que fazem jus ao nome da versão.FORD
Ford Focus 2015 (Foto: Divulgação)
Quatro anos após sua estreia, a terceira geração do Focus estreia um
novo visual. As mudanças se concentram na dianteira, que recebe novos
faróis, para-choque e capô redesenhados e grade ao estilo “Aston Martin”
– como New Fiesta, Fusion e EcoSport já exibem. Na traseira, lanternas e
para-choque levemente reestilizados. Já a cabine do modelo sofreu
poucas alterações, que se limitam a volante de três raios e um painel
central mais “clean”. A versão perua do Focus 2015 também será
apresentada no salão.HONDA
Honda Civic Type-R (Foto: Divulgação)
Se a Opel vai de Astra OPC Extreme, a Honda
promete agitar o segmento de hatches esportivos com o protótipo do novo
Civic Type R. Com lançamento da versão final programado para o início
de 2015, o modelo é descrito pela marca japonesa como um “carro de
corrida para as ruas”. A Honda ainda não revelou dados sobre
motorização, mas acredita-se que o 2.0 turbo que equipará o modelo gere
cerca de 300 cv.O Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV) Concept, o conjunto mecânico do superesportivo NSX e o Civic que disputará a edição 2014 do World Touring Car Championship (WTCC) também terão destaque no estande da marca em Genebra.
JAGUAR
XFR-S Sportbrake (Foto: Divulgação)
A Jaguar decidiu entrar na briga de peruas superesportivas, que já tem como expoentes nomes como Audi
RS 6, Mercedes-Benz E 63 AMG, entre outros. Para competir com tais
concorrentes, a XFR-S Sportbrake toma emprestado do sedã homônimo o
motor 5.0 V8 Supercharged, de 550 cavalos de potência e 69,4 kgfm de
torque, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades – que
segundo a marca inglesa faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a
velocidade máxima de 300 km/h. Destaque para o recurso que identifica
que o carro está contornando curvas e mantém a rotação ideal para a
saída da curva.MCLAREN
McLaren 650S (Foto: Divulgação)
A marca inglesa tem apostado no Salão de Genebra para lançar seus
esportivos. A edição passada revelou o topo de linha P1, e agora é a vez
do intermediário 650S, que ficará acima do MP4-12C. O nome faz alusão
ao motor V8 biturbo, que tem 650 cavalos, e visualmente o carro é uma
união da frente do P1 com a traseira do MP4-12C.MERCEDES-BENZ
Classe S Coupe (Foto: Divulgação)
Quando chegar às ruas, o novo Classe S Coupe será o primeiro automóvel
do mundo produzido em série com um sistema (batizado de Active Curve
Tilting Function) que inclina o carro nas curvas. O recurso é baseado no
Magic Body Control, sistema de suspensão inteligente que estreou no
Classe S sedã, e ao detectar, por meio de duas câmeras frontais, curvas a
uma distância de 15 metros “deita” o veículo em até 2,5 graus (como uma
motocicleta), reduzindo a aceleração lateral e garantindo mais
estabilidade.O Classe S Coupe substitui o CL como modelo topo de linha da Mercedes. Sua versão de estreia será a S500, equipada com um motor 4.6 V8 biturbo, de 455 cv e 71,3 kgfm de torque, e acoplado a um câmbio automático de sete marchas – a tração é traseira ou integral, opcionalmente.
MINI
Mini Clubman Concept (Foto: Divulgação)
A Mini dá sequência à reformulação total de sua linha com o Clubman,
visto em Genebra ainda como conceito. Enquanto o modelo atual tem cinco
portas (duas traseiras, duas nas laterais e mais uma, menor, do lado
direito para facilitar o acesso de passageiros ao banco traseiro), a
novidade tem quatro portas convencionais de cada lado, além das
traseiras. O visual segue as transformações aplicadas no Mini Cooper,
com faróis maiores; atrás, as lanternas passam a ser horizontais.Com a missão de ser mais versátil e prático, o Clubman cresceu: 4,22 m (26 cm a mais) de comprimento, 1,84 m (17 cm a mais) de largura e 1,45 m de altura (25 cm a mais). Tais medidas deixam o Clubman maior que o Countryman, tornando-se assim o maior modelo da marca atualmente. No interior, as mudanças ainda estão no campo da ficção, mas acompanham o estilo adotado no novo Cooper – de quem o Clubman deve emprestar os novos motores 1.5 de três cilindros e 2.0, de quatro cilindros.
NISSAN
Nissan terá novo crossover em Genebra (Foto: Div.)
A marca japonesa promete para o evento mais um membro da sua
“rejuvenescida família de crossovers”, que se juntaria a Qashqai e
X-Trail. Resta saber se o tal modelo será a próxima geração do Murano ou
um carro totalmente inédito. Genebra também será a estreia europeia do
GT-R Nismo e a van elétrica e-NV200.OPEL
Astra OPC Extreme (Foto: Divulgação)
Ainda que enfrente problemas financeiros e não raro corra o risco de
ser fechada, a Opel segue investindo em seus produtos. E não
necessariamente naqueles destinados a alavancar as vendas: o Astra OPC
Extreme ainda é tratado como conceito e se for produzido, serão poucas
unidades. A proposta se difere do Astra OPC já em linha pelo propulsor
2.0 turbo, que salta dos originais 280 cv para 300 cv – se tornando,
caso vire realidade, no carro de tração dianteira mais potente da
história da marca. Além do motor apimentado, o OPC Extreme passou por
uma redução de 100 kg no peso, substituindo algumas partes da carroceira
(como os para-lamas) por alumínio ou fibra de carbono (como no teto).PEUGEOT
Peugeot 108 2015 (Foto: Divulgação)
A Peugeot
promete que o novo 108 será um dos carros mais leves e eficientes
quando chegar ao mercado – o que pode se tornar realidade considerando
os 3,47 m de comprimento, 1,6 m de largura e 840 kg. Outra promessa da
marca é que a cabine terá o refinamento encontrado em modelos de
categoria superior – com destaque para a central multimídia com tela de
sete polegadas e o ar-condicionado digital. O motor pode ser 1.0 (69 cv)
ou 1.2 (82 cv), ambos de três cilindros.RENAULT
Renault Twingo 2015 (Foto: Divulgação)
A estrela da Renault
será a 3ª geração do Twingo. Revolucionário, o subcompacto traz motor e
tração traseiros, configuração incomum para a categoria. A marca ainda
guarda dados sobre motorização e desempenho, e apenas afirma que a
inspiração veio do 5 Turbo. A nova plataforma do Twingo será usada
também pelo futuro Smart Fotwo.VOLKSWAGEN
Volkswagen Golf GTE (Foto: Divulgação)
Nem quando encarna o papel de híbrido o Golf deixa a esportividade de
lado. Equipado com um bloco de 1,4 litro turbo, de 150 cavalos,
associado a um elétrico de 105 cv – que somados geram 204 cv (como a
potência máxima de cada um é atingida em rotações diferente, não basta
simplesmente somar os números absolutos) –, o GTE faz de 0 a 100 km/h em
7,6 segundos e chega a 217 km/h – números próximos aos do GTI. A parte
econômica é representada por uma autonomia de até 50 km somente no modo
elétrico e uma média de 66,7 km/l, segundo a marca.
Volkswagen Scirocco R 2015 (Foto: Divulgação)
Há seis anos sem mudanças significativas, o Scirocco estreará em
Genebra leves mudanças estilísticas: novos faróis bi-xenon, grade
levemente redesenhada e para-choques dianteiros e traseiros
reformulados. Na cabine, em homenagem ao primeiro Scirocco, de 1974,
foram incorporados mostradores de pressão do turbo, temperatura do óleo e
cronômetro. Novas cores completam as mudanças estéticas, enquanto a
gama de motores foi atualizada – destaque para o 2.0 turbo de 280 cv,
exclusivo do Scirocco R. A Volkswagen também exibirá no salão a gama
Polo atualizada com um discreto facelift.VOLVO
Volvo Concept Estate (Foto: Divulgação)
Há tempos a Volvo
deixou de lado o visual conservador de seus carros – como provam C30,
V40 e V60. Mas, para quem ainda duvida da ousadia da marca sueca, eis o
Concept Estate, que ao lado dos também protótipos Concept Coupé e
Concept XC Coupé, o Concept Estate prevê as futuras linhas do novo XC90,
SUV topo de linha da Volvo, que será revelado durante o Salão de Paris,
de 4 a 19 de outubro. Internamente, a Volvo destaca a simplicidade no
visual e os comandos operados de maneira intuitiva pela tela de controle
no console central, similar a um tablet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário