Publicado por Silvag1 em REVOLTA BRASIL
Percorrer
a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro pelo chão em apenas 80
minutos ainda é um sonho distante. Previsto para operar na Copa do
Mundo, o trem de alta velocidade (TAV), popularmente chamado de
trem-bala, será concluído apenas em 2020 – ou seja, com seis anos de
atraso. Para que o novo prazo seja cumprido, o governo pretende realizar
a primeira etapa do processo licitatório no primeiro semestre de 2015.
A
data exata, contudo, ainda não foi estabelecida pela EPL (Empresa de
Planejamento e Logística). Segundo a estatal, criada no fim de 2012, o
prazo será anunciado de acordo com a evolução do projeto executivo, dos
estudos ambientais e dos estudos relativos às desapropriações. “As novas
datas para a realização do processo de licitação da concessão,
correspondente à primeira etapa do projeto, estão sendo avaliadas”,
afirmou a EPL, por meio de uma nota.A licitação do trem-bala, que prevê a concessão do direito de exploração dos serviços por 40 anos e a escolha da tecnologia a ser implantada, já foi adiada em duas oportunidades. Na primeira, em julho de 2011, o processo não contou com nenhuma empresa interessada. Depois, em agosto do ano passado, o leilão teve apenas uma concorrente: a Alstom, investigada por suspeita de corrupção envolvendo o metrô de São Paulo.
“Ao anunciar o adiamento do cronograma, o governo garantiu a continuidade do projeto de forma a atender às solicitações de potenciais investidores e criar condições de participação de mais empresas, tornando assim o certame mais competitivo”, disse a EPL. A previsão inicial, que foi feita quando a presidente Dilma Rousseff ainda era ministra da Casa Civil, era que o meio de transporte estivesse pronto antes do início da Copa. “Pretendemos ter os trens em funcionamento em 2014, para a Copa do Mundo, até porque essa é uma região muito importante em termos de movimentação na Copa”, disse Dilma em 2009.
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