Resolução para o uso do aparelho entrou em vigor em 1º de janeiro.
Habilitação continua sendo retirada sem aulas obrigatórias exigidas.
Simulador passou a ser obrigatório nasautoescolas desde janeiro
(Foto: Reprodução / EPTV)
A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do Detran, que informou que os alunos que se matricularem agora nas autoescolas ainda seguem com o procedimento antigo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por conta da não aquisição do aparelho pelas autoescolas. A assessoria também informou que o órgão não requereu nenhum pedido de adiamento da resolução ao Contran, e que estuda uma maneira para fiscalizar os CFC's.
O uso do simulador, de acordo com a primeira resolução que foi adiada, deveria ter começado em junho de 2013, mas, na época, donos de autoescolas alegaram que não tinham como se adaptar a tempo.
Segundo o secretário do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores em Alagoas, João Batista Neto, o sindicato não incentiva nenhuma autoescola a adquirir o aparelho. "A resolução deixa espaço para que os departamentos de cada estado se adequem da maneira que acharem melhor, então nós ainda estamos aguardando alguma resposta definitiva do Detran", explicou.
Com o equipamento, o valor para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, requerida para guiar automóveis leves, deve ficar R$ 200 mais caro. De acordo com a resolução 444/2013, o aluno terá que fazer cinco aulas de 30 minutos no simulador, ministradas após as aulas teóricas e antes da realização do exame escrito.
Protótipo de simulador de direção.(Foto: Divulgação/Detran-AL)
Batista ainda diz que, como ainda não há simulador no estado, a retirada da CNH em Alagoas ainda está sendo realizada sem o cumprimento da resolução. "Me espanta que o movimento nas autoescolas esteja fraco. Já que a resolução ainda não está sendo cumprida, esse é tido como o melhor momento para retirar a Carteira de Habilitação".
Ainda por meio da assessoria, o Departamento Estadual de Trânsito informou que um processo já foi iniciado para a contratação de uma empresa que forneça os simuladores, mas o prazo para a chegada desses aparelhos ainda é desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário