Botucatu fica em uma região geográfica privilegiada pela natureza.
Cuesta com cerca de 400 metros de altura propicia vista incrível.
Ecoturismo é atração na região de Botucatu: turistas praticam cachoeirismo (Foto: Alan Schneider / G1)
Turistas aproveitam a natureza do local(Foto: Alan Schneider/G1)
São várias as opções de passeio que exploram o cenário de montanhas de Botucatu, que fica a 229 quilômetros da capital. Para chegar até as cachoeiras, as trilhas abertas e demarcadas já são uma aventura. Em matas preservadas e com riachos pelo caminho, as dificuldades impostas pela natureza não chegam a incomodar.
Tem gente que gosta de radicalizar ainda mais nas trilhas e vai de jipe. No percurso, serras e locais pouco explorados. Mesmo quem trabalha com esse tipo de turismo sempre se surpreende. "A cada chuva a trilha começa a ficar diferente. Trechos diferentes que vamos poder explorar", informa o guia turístico, Maurício Oliveira.
Muitas das trilhas levam até belíssimas cachoeiras. E elas estão espalhadas por todos os cantos. São pelo menos sessenta abertas ao público. Algumas chegam a ter 50 metros de queda da água. "O cachoeirismo na nossa cuesta, o local é bem favorecido porque quem não conhece o cachoeirismo, o rafting, vai enfrentar obstáculos naturais. O local é propício porque temos muitas cachoeiras. E é tranquilo. É só seguir os procedimentos e seguir na descida”, explicou o instrutor, Décio Lauris.
Grupo de turistas aproveita a queda da cachoeira durante dia de sol forte (Foto: Alan Schneider/G1)“A expectativa é grande para ver como será a descida são 50 metros de cachoeira. O lugar ébonito, lindo. Já vim algumas vezes passar fim de semana, mas nunca para praticar esportes radicais. O instrutor falou que até 3 mil quilos suporta. Eu estou acima do peso, mas não cheguei nesse peso ainda. Então o equipamento aguenta”, brinca o turista Ricardo Quintanilha.
Turistas podem ter passeios radicais de jipe(Foto: Alan Schneider / G1)
Outros visitantes preferem só aproveitar as piscinas naturais de aguas cristalinas. O guia Maurício Oliveira também faz o convite. "O relevo da cuesta é muito favorável aos esportes de aventura porque temos tudo o que explorar da natureza. Temos ótimas cachoeiras, essa água maravilhosa, encostas que dá para fazer rapel. Dá para você se divertir, pular de parapente, vir aqui dá para você se divertir com certeza”.
Além das trilhas e das cachoeiras, outra opção para conhecer a região da cuesta é pelo alto. E de parapente. Todos os fins de semanas, a escola de voo livre está na “base da nuvem” para receber os turistas. E na cidade que em tupi-guarani significa "bons ares", ventos não faltam.
Jipe é opção do circuito em Botucatu(Foto: Reprodução/TV TEM)
Saltar de uma montanha com mais de 400 metros e apreciar bela vista encoraja. “Aqui é muito lindo. A pessoa chega aqui com pouco de medo, mais depois que decola passa aquele medo. Vê o visual e daí é como se a pessoa estivesse no sofá de casa só curtindo. Só que tá voando”, avisou o instrutor de voo, Rafael Salim Carvina.
Parapente é outra opção de adrenalina na cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário