Astra/Vale
Carros mais modernos e seguros no Vitória-Minas
Composições serão climatizadas, terão monitores de vídeo e poltronas são mais largas


No lugar do característico e nada agradável som da composição passando sobre os trilhos, vagões vedados e climatizados. Em meio às poltronas, tomadas para carregar equipamentos eletrônicos, como notebook e celular. E, para garantir mais conforto e comodidade, monitores de vídeo e sistemas de som e iluminação individualizados.

Motivos não faltarão para dar mais força à expressão popular “mineiro não perde o trem”. O modal de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que faz a ligação entre BH e o Espírito Santo, estará de cara nova. Cerca de R$ 188 milhões foram investidos para renovar a frota. Operado pela Vale, o serviço é o único no país que oferece diariamente o transporte ferroviário de passageiros em longa distância.

Cinquenta e seis novos carros, sendo dez vagões executivos e 30 econômicos, vão substituir os atuais. Segundo o diretor da EFVM, Carlos Quartieri, a previsão é a de que o sistema comece a operar a partir do primeiro trimestre deste ano. Para ele, os principais benefícios são a segurança e a comodidade oferecidas aos viajantes.

Quartieri disse que os carros foram fabricados na Romênia e seguem padrões europeus de qualidade. Na classe executiva, as poltronas são mais largas e com inclinação maior que as da classe econômica. No carro onde fica o restaurante, a capacidade foi aumentada em 56%. Agora, são 72 lugares no espaço reservado para as refeições.

As portas externas têm agora um novo sistema de abertura e fechamento, que é automático. A travessia entre os carros também mudou e a conexão entre os vagões passa a ser vedada por um sistema de plástico emborrachado. Além disso, toda a composição passa a contar com detector de fumaça e os banheiros terão a substituição do papel toalha por ar quente para a secagem das mãos.

Atualmente, 42 municípios entre Minas e Espírito Santo são atendidos pelo trem da Vale. São 664 quilômetros de percurso e 30 pontos de embarque e desembarque. Por ano, cerca de 1 milhão de passageiros são transportados.

Modal metropolitano terá consulta pública

Mostrado com exclusividade pelo Hoje em Dia no 2° semestre do ano passado, o projeto do Trem Metropolitano foi reduzido a menos da metade e caminha a passos lentos para seguir o bom exemplo do modal da Vale. Planejado para transportar passageiros de 26 cidades mineiras, em 505 km de ferrovias, o sistema promete atender 13 municípios e o trajeto será de 192 km. Até o fim do primeiro trimestre deste ano, será feita uma consulta pública que dá sequencia à implantação da Parceria Público-Privada (PPP).