MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 21 de setembro de 2013

Presos idosos criam produtos com materiais recicláveis no Amapá


Projeto Reciclarte reúne 22 idosos presidiários do Iapen, em Macapá.
Produtos serão expostos e comercializados no fim do ano.

John Pacheco Do G1 AP

Detento Domingos Brito, de 70 anos (Foto: John Pacheco/G1)Detento Domingos Brito, de 70 anos
(Foto: John Pacheco/G1)
Com apenas um balde e algumas folhas de jornais, o presidiário Domingos Brito, de 70 anos, confecciona um vaso de plantas. Ele aprendeu a técnica participando do projeto Reciclarte, promovido pelo Conselho da Comunidade de Execução Penal do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Quando sair da prisão, o detento pretende utilizar o que aprendeu para gerar renda, segundo afirmou.
"Quando entrei aqui, há 3 anos, não sabia nada sobre como iria seguir depois da cadeia. Mas com esse projeto de reciclagem, vi que um pouco de dedicação e esforço podem me reabilitar lá fora", conta Domingos, que termina de cumprir sua pena em fevereiro de 2014.
Ele e mais 21 detentos acima dos 60 anos, presos no Iapen, participaram na sexta-feira (20), do início das atividades do projeto Reciclarte, que oferece opções de treinamentos para evitar o sedentarismo e a solidão dos apenados nessa faixa etária.
Nesta etapa do programa, houve a confecção de vasos e porta objetos reutilizando o material que geralmente se destinaria ao lixo. Em dezembro, toda a produção será exposta, comercializada, e a renda será destinada aos detentos após o término da pena.
A coordenadora do projeto, a conselheira Marineide Oliveira, destacou a própria iniciativa dos idosos para serem incluídos em atividades. "A partir dessa idade, eles já não têm mais condições de conseguir um emprego ou de praticar exercícios físicos com o mesmo vigor de antes. Esse trabalho de arte vai dar uma nova chance ao futuro deles", reforçou Marineide.
Sebastião Rodrigues, de 66 anos, disse que confeccionar os produtos através de material reciclado é um estímulo a mais "para sair de cabeça erguida do Iapen, daqui há um mês". "Voltarei para casa preparado, pois já sei como fazer um balde, uma bacia, um vaso de plantas, tudo reciclado", disse.
Presos com mais de 60 anos participando do projeto (Foto: John Pacheco/G1)Presos com mais de 60 anos participando do projeto (Foto: John Pacheco/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário