MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Mutirão refaz exames de câncer de colo do útero em cinco mil mulheres


Ação ocorreu no sábado (28), no Brasil Novo, Zona Norte de Macapá.
Tipo de câncer é a primeira causa de morte entre as mulheres no Amapá.

Do G1 AP com informações da TV Amapá

Mulheres que não conseguiram receber o resultado do Preventivo de Câncer de Colo do Útero (PCCU) na rede pública de saúde de Macapá, estão refazendo o exame. Neste sábado (28), o mutirão de atendimento se concentrou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasil Novo, Zona Norte de Macapá.
O câncer no colo de útero é a primeira causa de morte entre as mulheres no Amapá. Em segundo está o de mama. A dona de casa Zaine Coelho é uma das cinco mil mulheres que procuraram a rede municipal de saúde em 2012, fizeram o exame, mas ficaram sem o diagnóstico. "A gente faz o exame e não tem o resultado e fica com aquela preocupação de estar ou não doente", reclama.
Para atender as mulheres que ficaram sem o resultado, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está promovendo mutirões do PCCU. "Estamos fazendo a busca desses pacientes para entregar os exames em tempo hábil", explicou o secretário de Saúde, Dorinaldo Malafaia.
Suzana Machado, coordenadora da programação 'Outubro Rosa', que incentiva as mulheres ao diagnóstico precoce, precisou fazer a retirada de um seio por causa da doença. Ela participou como voluntária do mutirão para contar a história de luta contra o câncer. "Precisamos tirar um dia para nós mulheres. Qualquer mudança no corpo pode ser um sinal de que alguma coisa não anda bem. Portanto, é preciso prevenir", reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário