MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Trabalhadores rurais ocupam fazenda em AL após oito anos de espera


Ocupação de fazenda foi decisão da Justiça.
Famílias pretendem produzir alimentos para consumir e vender na cidade.

Do G1 AL com informações da TV Gazeta

Das casas de Taipa à beira da rodovia para o novo assentamento. Uma área de mais de 400 hectares que agora traz esperança para dezenas de famílias que viviam acampadas no município de Campestre a 113 Km de Maceió, em Alagoas.
Após oito anos de espera, trabalhadores rurais de movimentos sociais finalmente têm o direito a lotes em uma fazenda localizada no município, que foi desapropriada há menos de um mês depois de uma decisão da Justiça.
“Foram oito anos de espera aguardando o poder judiciário e nesse poder a gente acreditava muito que a área ia ser desapropriada”, explicou o coordenador do Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL), Rafael Simão
O novo assentamento vai abrigar 64 famílias, mas como ainda não há estrutura, muitos moradores estão ocupando de forma improvisada as casas que já existem no terreno.
A assentada Luciana Francisca da Silva já está se preparando para se alojar com filhos. “O meu cantinho foi eu mesma que encontrei. Vamos colocando as telhas porque a gente quer morar o mais rápido possível aqui com os nossos filhos”, disse Luciana.
A chefe de divisão de obtenção de bens. Katiúcia Mendes, diz que o assentamento ainda está em fase de criação. “As famílias já foram cadastradas, mas ainda falta demarcar os lotes. Depois disso, vamos separar os lotes individualmente. Então, na realidade, é um processo de criação. Posso até chamar de projeto, pois leva de dois a cinco anos para ser consolidado. Esse é um prazo normal, cumprida as suas etapas”.
Crianças e idosos ganharam propriedade nas casas. Já os outros assentados estão em barracos de lona ou tentando arranjar um cantinho aconchegante. Tijolo por tijolo eles vão tentando levantar a casa própria.
Cícero José da Silva. “A gente faz o que pode aqui dentro. Fazemos um barraco de taipa, outro de bambu e até pedaços de pau. O que encontramos por aí vamos usando para construir. Quando tudo ficar direitinho, nos mudamos”.
Entre as famílias assentadas sobra também a vontade de produzir. “A gente vai ter que plantar, produzir e mostrar para que serve a Reforma Agrária. Somos trabalhadores prontos para fazer um bom alimento e levar para os moradores da cidade”, ressaltou Rafael Simão .
Alagoas agora tem 171 assentamentos. Áreas que somam mais de 100 mil hectares e abrigam quase 13 mil famílias. Ainda há 8 mil acampadas. Segundo o Incra, correm processos de imissão de posse na Justiça para outras cinco áreas no Estado o que poderá beneficiar mais 140 famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário