MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Médicos usam técnicas americanas para salvar vidas, em Rondônia


Equipe formada por profissionais de Porto Velho e Cacoal está na 3ª etapa.
Programa treina profissionais baseado no Colégio Americano de Cirurgiões.

Do G1 RO

Mais de 30 médicos que atendem em hospitais de urgência e emergência, em Rondônia, recebem treinamento especializado para prestar os serviços. As técnicas são de cirurgiões americanos e têm ajudado a salvar vidas também aqui no país. A equipe formada por profissionais de Porto Velho e Cacoal está na terceira etapa do treinamento oferecido pela Secretaria de Saúde do estado.

Dez profissionais de Manaus são instrutores do curso que tem aulas teóricas e muita prática. O curso prepara cada um para saber agir nos primeiros momentos em que o paciente chega ao hospital. É preciso identificar as lesões, procedimentos que fazem a diferença entre a vida e a morte.

"Naturalmente, este é o treinamento quando já há a vítima, mas há também a preocupação no sentido de preservação, de prevenção para que a gente consiga diminuir este índice alarmante de morte por causas externar no nosso país", diz o diretor do curso, Cleinaldo Costa.

Na simulação, os jovens que se passam por pacientes fraturados são alguns acadêmicos de medicina, selecionados para participar. Os instrutores ensinam desde a forma correta de retirar o capacete de um motociclista acidentado, um movimento errado pode comprometer a coluna cervical e até deixar a vítima paraplégica.

Fernando Máximo é médico e atende no Pronto-Socorro João Paulo II. Ele fez o curso em São Paulo e atualmente é instrutor. Segundo o profissional, o Suporte Avançado de Vida no Trauma é um programa do Colégio Americano de Cirurgiões. O mesmo atendimento oferecido lá, é aplicado aqui.

"O objetivo principal é padronizar o atendimento, uniformizar. É fazer com que o paciente politraumatizado de Rondônia seja atendido como um politraumatizado em qualquer lugar do mundo", ressalta Máximo.

A próxima etapa do programa será em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário