MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Manifestantes liberam BR-304 após protesto por hospital no interior RN


Protesto foi iniciado às 7h no município de Angicos, na região Central.
Sesap nega fechamento de hospital, mas confirma mudança de perfil.

Do G1 RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a BR-304 foi liberada após protesto de moradores de Angicos, cidade da região Central do Rio Grande do Norte. Os manifestantes fecharam a rodovia federal na manhã desta segunda-feira (30) para protestar contra o possível fechamento do hospital do município, que sofreu um remanejamento de profissionais recentemente. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nega que a unidade será fechada e explica que a medida faz parte do redimensionamento da rede hospitalar estadual.

A BR-304 foi fechada por volta das 7h e liberada às 14h20, segundo comunicou o Núcleo de Comunicação Social da PRF. De acordo com o economista João Maria Pinheiro, de 50 anos, morador do município, o protesto acontece por causa do possível fechamento do hospital da cidade, que também atende municípios da região. "O prefeito ouviu isso do próprio secretário de Saúde. Esse hospital é muito importante para Angicos e para as cidades da região e não pode fechar", disse.
Em nota divulgada nesta segunda, a Sesap afirma que o recente remanejamento foi motivado pela falta de sustentabilidade financeira do hospital. Com papel de atender casos de média e alta complexidade, a unidade tem atendido uma demanda aquém do esperado. O estado mantém 26 hospitais regionais para atender 167 cidades potiguares.

De acordo com a secretaria, a meta do redimensiomanento é ter "pelo menos um hospital público para ser referência em cada região e organizar as demandas de alta complexidade na rede". A Sesap informa ainda que realizou um um estudo detalhado sobre o perfil de cada um dos 26 hospitais que atendem às oito Unidades Regionais de Saúde Pública no Rio Grande do Norte (Ursap).

Sobre o perfil do Hospital Regional de Angicos, está agendada para a próxima segunda-feira (7) uma audiência da Sesap com os prefeitos de Angicos e municípios vizinhos para buscar um entendimento e avaliar a possibilidade de construção de um consórcio municipal que melhore a capacidade de resposta do hospital. A secretaria explica que buscará o entendimento para que que os municípios também possam arcar com a responsabilidade de assumir ações básicas na saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário