Todos os pratos serão servidos na panela de barro.
O festival vai até o dia 20 de outubro.
Panela de barro é típica do estado
(Foto: Reprodução / TV Gazeta)
A 4ª edição do Festival Panela de Barro reúne a partir desta terça-feira (1) 30 restaurantes de Vitória, Vila Velha e Serra.
Os chefs de cozinha são os responsáveis por criar pratos exclusivos
para o evento, sempre servidos na panela de barro, material típico da
culinária capixaba. O evento vai até o dia 20 de outubro.(Foto: Reprodução / TV Gazeta)
O festival busca incentivar a produção local e a utilizacão da panela de barro na gastronomia do Brasil. O evento também resgata a história do Espírito Santo e valoriza a cultura capixaba.
Na edição de 2013 os frutos do mar e a tradicional moqueca não serão esquecidas. Mas a carne seca, a rabada e a costelinha serão as estrelas na panela. Para conhecer os pratos e os restaurantes participantes, é preciso acesse o site do evento.
A expressão máxima do artesanato capixaba é a panela de barro, onde são preparados os dois principais pratos: a torta e a moqueca. Feita de modo artesanal, sua origem está ligada às raízes indígenas, numa tradição que já passa de 400 anos.
Certamente a característica mais marcante das panelas é a sua coloração escura. Isto é obtido por meio da impregnação da peça com tanino, existente na árvore do mangue-vermelho. Depois de modeladas, as panelas ficam em lugar ventilado e protegido do sol até secarem completamente. Só após é efetuada a queima, não em forno, mas em fogueiras a céu aberto - método bastante primitivo adotado por tribos indígenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário