MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Burocracia impede tratamento de pacientes do SUS em Alagoas


Equipamentos de ressonância não funcionam porque não há profissional.
Expectativa é que em 60 dias, novos profissionais supram a carência.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

A pensionista Maria Cícera dos Santos descobriu que está com câncer no útero em novembro do ano passado. Ela precisa fazer uma cirurgia com urgência para retirar o útero e, assim, evitar que a doença se espalhe pelo corpo. Depois de passar por vários hospitais, ela foi ao Hospital Universitário (HU), em Maceió. Esperou um mês por uma consulta e ainda não sabe quando será operada.
“Tem dias que me sinto bem, mas na maioria das vezes estou mal. Meus pés ficam inchados Fico preocupada, esperando que o pior aconteça”, afirma.
A carência de médicos é mais uma dificuldade no atendimento aos pacientes do HU. De acordo com a direção, faltam cerca de 70 profissionais, além de muitos equipamentos que estão parados por falta de pessoal. O aparelho de raio-x com tecnologia avançada nunca foi utilizado, porque não há profissional para manuseá-lo.
No mês passado, a direção do hospital, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria de Saúde de Maceió assinaram um convênio para a contratação emergencial de 134 profissionais. Mas, a previsão é de que eles só comecem a atuar em dezembro deste ano. Segundo a direção, o motivo da demora é a burocracia.
“Estamos dependendo da Copeve para a publicação do edital. A expectativa é que no prazo de 50 a 60 dias, os novos profissionais estejam suprindo a carência. Esses profissionais vão atuar nas áreas mais carentes do hospital, como as áreas de oncologia e na maternidade. Temos um aparelho de ressonância que está parado porque não há nenhum profissional para operar”, disse o diretor administrativo do HU, Duilio Marsiglia
A presidente da Copeve, Aline Góes, que organiza o processo de seleção dos candidatos, explicou que o edital está em fase de conclusão. “Estamos revisando o edital e até quarta-feira (2) estaremos publicando para que seja aberto o concurso”, diz.
Ainda de acordo com a presidente, alguns profissionais que serão contratados foram aprovados no último concurso da Ufal. Mas a maioria, cerca de 115, vai ser selecionada neste processo. “Na primeira parte fizemos uma avaliação curricular. Já para os cargos de cirurgiões, exigimos a prática”, afirma.
Para a direção do hospital, essas contratações são apenas um paliativo. "Esperamos que o governo federal proporcione concurso para suprir a carência. Espero que ele consiga resolver a situação dos concursos públicos", afirmou Marsiglia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário