'Os ovos que surgirem, devem ser destruídos', diz Roselane Alves.
Vereadora defende serviço de combate aos pombos da cidade.
Pombos se aglomeram na praça da Revolução, em RioBranco (Foto: Nathacha Albuquerque/G1)
Mesmo não tendo um projeto estruturado em mente, Roselane diz que a ideia inicial é que os animais sejam capturados pelo Centro de Zoonoses e encaminhados para uma espécie de viveiro.
"Pensei em um galpão. Uma área onde possam ser cuidados, afastados da cidade. Os ovos que surgirem, devem ser destruídos. O pombo é um grande causador de doenças. É um rato voador", afirma Roselane.
Vereadora de Rio Branco, Roselane Alves(Foto: Reprodução / Tv Acre)
Para o presidente da Câmara, vereador Roger Oliveira, todas a indicações apresentadas na Casa, assim como a de Roselane, são bem vindas. "São demandas do povo que nós vereadores apresentamos ao executivo", destaca. Porém, neste caso, é preciso fazer um estudo técnico para identificar o que é mais vantajoso. "Verificar com o Centro de Zoonoses como seria a logística. É preciso ver com a Secretaria de Meio Ambiente se o lado ambiental pesa mais", diz.
Local predileto
A Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, concentra muitos destes animais. As comidas dos quiosques são grandes atrativos para as aves. O comerciante Catarino Machado vende tacacá há 30 anos no local, desde quando ainda se chamava praça Plácido de Castro. "Percebi um aumento dos pombos de uns anos para cá. Se bobear, eles tiram a comida da mão do freguês", comenta.
Catarino é a favor de medida para reduzir númerode pombos (Foto: Rayssa Natani/G1)
No quiosque vizinho, Sheila Alcantra concorda. Ela vende churros há 25 anos e diz ter presenciado muitos situações constrangedoras e inusitadas. "Muitos clientes saem daqui aos gritos com medo dos pombos", conta. Sheila percebeu, inclusive, que eles afastam a clientela. "As pessoas vão embora com nojo e procuram outro lugar para comer mesmo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário