MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fila para transplantes diminui em GO, mas falta estrutura nos hospitais


Este ano, número de pessoas que esperam por cirurgia caiu 36%.
No estado, apenas 5 hospitais têm estrutura e equipe apta para operações.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A fila de espera de pessoas que precisam de um transplante diminuiu 36% em Goiás, em relação ao ano passado. Mas a esperança de quem precisa de um doador poderia ser bem maior se houvesse mais estrutura para fazer cirurgias deste tipo no estado.
Neste dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. No Brasil, mais de 28 mil pessoas esperam para fazer transplante. Em Goiás, no ano passado, 1.591 pessoas aguardavam por uma doação. Em 2013, este número caiu para R$ 1.008, de acordo com dados da Central de Transplantes do Estado.
Apesar do cenário positivo, o gerente da central, Luciano Leão, diz que o estado enfrenta três grandes desafios na área de transplantes: o reduzido número de hospitais que fazem o procedimento; o pouco envolvimento dos profissionais de saúde e a falta de capacitação dos mesmos; e a resistência das famílias em fazer os exames que atestam a morte cerebral.
Apenas cinco hospitais têm condições e equipes preparadas para as operações: o Hospital Geral de Goiânia (HGG), a Santa Casa de Misericórdia, além de três unidades particulares.
"Os médicos e enfermeiros, durante a faculdade, não têm a devida orientação sobre essas questões. E depois, é claro, se não tem o devido conhecimento não tem como se envolver tanto", diz Luciano Leão.
Quem passou por um transplante sabe que a doação de órgãos é um ato de amor ao próximo. O aposentado Escimar José Reis Araújo passou por dois transplantes, por causa de uma insuficiência renal crônica. A primeira operação foi há 20 anos e a última há 5. Os órgãos foram doados por duas irmãs. "As minhas irmãs, hoje, são totalmente normais, sem nenhum problema de saúde", diz o aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário