MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2013

Romaria reúne 205 mil fiéis no Santuário de Caravaggio, no RS


Fim de semana foi homenagens à santa em Farroupilha, na serra gaúcha.
Romaria chegou à 134ª edição sem registro de incidentes, diz BM.

Do G1 RS
Romaria Caravaggio RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Milhares de pessoas lotaram o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio (Foto: Reprodução/RBS TV)
Milhares de fiéis participaram neste final da semana das celebrações a Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na serra gaúcha. A 134ª edição da romaria em homenagem à santa terminou às 18h deste domingo (26) com a participação de 205 mil pessoas, de acordo com estimativas da Brigada Militar. Outras 50 mil pessoas participaram das pré-romarias.
Para chegar até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, o maior templo do país em homenagem à santa, alguns romeiros começaram o percurso antes ainda de madrugada. Antes do sol nascer, muitos já haviam percorrido a pé metade dos 20 quilômetros que separam Caxias do Sul do santuário, em Farroupilha.
Além de fiéis da região, há registro de participantes vindos de outras partes do Brasil, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Romeiros vindos de países como Paraguai, Uruguai e Argentina também marcaram presença.
Romaria Caravaggio RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Alguns romeiros percorreram vários quilômetros a
pé até o santuário (Foto: Reprodução/RBS TV)
Muitos fiéis participam da procissão para agradecer por graças alcançadas. Especialmente sobre questões de saúde, já que a santa se tornou conhecida pelos milagres de cura atribuídos a ela. “Toda vez que eu venho,  peço algo e sempre consigo”, conta a técnica de laboratório Glaucia Dallanhesi
Em frente ao santuário, a multidão assistiu à missa celebrada pelo bispo da diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. “O Brasil tem forte devoção por Nossa Senhora. No Nordeste, no Sul, em todos os lugares. A romaria reúne todos eles e mostra que estão aqui para rezar e homenagear a Santa”, comentou Don Ruffinoni.
A fé e devoção à Nossa Senhora de Caravaggio chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos, no final do século XIX. As primeiras celebrações em homenagem à santa em Farroupilha remontam ao ano de 1878. As construções do santuário antigo iniciaram em 1890. Já o santuário atual completa 50 anos de inauguração em 2013.
Os números da Romaria de Caravaggio
- Brigada Militar e Corpo de Bombeiros: 200 profissionais.
- Voluntários e outros trabalhadores, incluindo funcionários públicos municipais: 600 pessoas.
- A BM realizou 300 abordagens de pessoas, 500 autuações preventivas e 600 atendimentos ao público para repassar informações. Nenhuma ocorrência foi registrada.
- Serviço de água: 15 mil litros de água
- Missas celebradas: 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário