MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Produtores rurais ocupam tribuna da Assembleia para protestar em MS


Eles são contra suspensão da reintegração em fazendas em Sidrolândia.
'Estamos aqui para pedir que a lei seja cumprida', diz diretor da Famasul.

Do G1 MS

Produtores ocuparam a tribuna da Assembleia para protestar (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Produtores ocuparam a tribuna da Assembleia para protestar (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
Produtores rurais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira (23), para protestar contra a decisão da Justiça Federal de suspender o cumprimento do mandado de reintegração de posse na fazenda Buriti, em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.

“Estamos aqui para pedir que a lei seja cumprida. Suspender uma liminar que determina uma reintegração de posse não tem cabimento”, disse em seu discurso Ruy Fachini, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
A propriedade foi ocupada, na quarta-feira (15), por um grupo de indígenas da etnia terena. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), eles reivindicam a aceleração do processo de demarcação da Terra Indígena Buriti.

Ainda segundo Fachini, atualmente, há invasões de grupos indígenas em propriedades rurais de 29 municípios do estado.

No mesmo dia da ocupação da fazenda Buriti, a 1ª Vara Federal de Campo Grande deferiu, em caráter liminar, o pedido de reintegração de posse feito pelo dono da propriedade, Ricardo Bacha. A Justiça Federal determinou ainda que o grupo de indígenas teria que deixar a fazenda até às 15h  de sábado (18).

A Polícia Federal (PF) foi até o local para negociar, de forma pacífica, a saída dos índios da propriedade. No entanto, o grupo se recusou a deixar a propriedade e a reintegração de posse não foi cumprida.

Na última segunda-feira (20), a 1ª Vara Federal suspendeu o cumprimento do mandato de reintegração de posse na fazenda.
Indígenas têm até sábado para deixar fazenda em Sidrolândia, MS (Foto: Maressa Mendonça / G1 MS)Indígenas ocupam fazendas em Sidrolândia
(Foto: Maressa Mendonça / G1 MS)
Em seu discurso, o presidente da Comissão de Assuntos Agrários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Lucas Abes Xavier, defendeu os produtores rurais. “Aqui não há terras griladas. Se há algum culpado por essa situação, certamente é a União, e não os produtores rurais”, disse o advogado.

O produtor Ricardo Bacha, proprietário da fazenda Buriti, criticou a atuação da Polícia Federal no cumprimento da reintegração de posse.

“Lá tem índios de outras cidades e não apenas da aldeia Buriti. Eles colocaram crianças e mulheres no local. Acredito que está sendo armada, no campo, uma grande guerra entre irmãos. Ainda morreu pouca gente, mas lamento dizer, ainda vai morre mais”, afimou o produtor.

Na tribuna, Bacha relatou que foi retirado de sua propriedade pelos policiais federais, no último sábado (18). “Eles me retiraram de dentro da minha fazenda, retiraram a mim e a minha família. Não sei se fizeram certo ou errado, mas penso que devo morrer lutando em prol do que é meu”, disse.

Em entrevista ao G1, Edgar Paulo Marcon, superintendente da Polícia Federal, informou que os policiais retiraram os proprietários da sede da fazenda para evitar confrontos no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário