MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2013

Produtores do Paraná aumentam o tamanho das lavouras de trigo


No sul,o trigo sempre foi uma alternativa de plantio como cultura de inverno.
Safra brasileira deverá crescer 24% este ano

Do Globo Rural

A chuva e o frio chegaram juntos neste finalzinho do mês de maio no sul do Paraná, era tudo o que os produtores queriam para iniciar o plantio do trigo. Este ano eles vão plantar 250 mil hectares. Isso significa 34% de toda a área plantada no estado do Paraná.
Na região no sul do Paraná, o trigo sempre foi uma alternativa de plantio  como cultura de inverno, mas nunca ocupou uma área tão grande.
“A região centro-sul do estado do Paraná, ela tem uma característica de que ele não tem condições de produzir milho safrinha devido ao clima. Então a melhor opção pra nossa região é a produção de trigo como cultura de inverno”, comenta Renato Greidanus , presidente da Batavo.
O senhor Bauke Dijkstra, do município de Carambeí, está plantando 400 hectares, o dobro do que plantou na safra passada. “Esse ano, a perspectiva ta boa do trigo, o preço internacional está bom, espera-se obter um preço compensador, esta aí a R$600, R$650 a tonelada na época da colheita pelo trigo de qualidade e o trigo cabe muito bem no nosso esquema de rotação", conta.
O engenheiro agrônomo Marco Fernandes diz que o plantio do trigo no inverno também ajuda a reduzir o custo da lavoura de soja que vai ocupar essa mesma área no verão. “Parte do adubo do soja já é colocado no trigo e isso propicia uma redução de custo e um aumento da velocidade do plantio de soja, à medida que a gente usa menos adubo no soja, menos adubo nas máquinas, se aumenta o rendimento operacional do plantio e isso é importante”, afirma o agrônomo.
Já o agricultor Ricardo Wolter está cultivando 250 hectares está feliz com o preço, mas teme que a chuva na época da colheita possa prejudicar a qualidade do trigo. "A gente recebe por qualidade. Se a gente não entregar um produto que a indústria quer, com certeza o preço vai ser mais baixo", confirma Ricardo.
Hoje, os produtores do centro sul do Paraná vendem o trigo para as grandes empresas de moagem. A maior parte da produção brasileira é usada na fabricação de pães, biscoitos e bolachas. Aqui, os grãos passam por várias análises e só então, o moinho define o preço que vai  pagar pelo trigo.
O aumento da produção está exigindo novos investimentos na armazenagem e no processamento do trigo. Por isso, três cooperativas da região se uniram para construir um moinho. Ele deve entrar em operação em 2014 e terá capacidade para processar 120 mil toneladas de trigo por ano, além de ser uma garantia para a compra do grão dos cooperados. A cultura do trigo ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Hoje, nós produzimos aproximadamente a metade do consumo anual, que é de onze milhões de toneladas. O restante, temos que importar, principalmente da Argentina.
A safra brasileira de trigo deverá crescer 24% este ano, segundo o IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário