MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2013

Pacientes do Hospital de Base em RO denunciam falta de medicamentos


Remédios para dor estão entre os que mais faltam, dizem pacientes.
Direção do hospital diz que problema está sendo solucionado.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Medicamentos na farmácia do Hospital de Base em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Medicamentos na farmácia do Hospital de Base em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Pacientes do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, denunciam a falta de medicamentos para dor na farmácia da unidade de saúde. A direção do HB, explica que a falta de dipirona, um dos medicamentos em falta, foi provocada pela ausência de matéria-prima para a produção do medicamento nos laboratórios, e que já foi solucionado.
O autônomo Adilson Mantele, de 34 anos, reside no município de Cerejeiras, distante cerca de 700 quilômetros de Porto Velho, onde foi vítima de um acidente de trânsito. O autônomo fraturou a perna esquerda e fez a cirurgia, mas por causa da falta de remédios não houve evolução no quadro clínico. "Já tive que comprar um medicamento porque o hospital não tinha para me fornecer. Eu não poderia ficar sem ele”, diz Adilson.
Adilson conta que questionou o médico sobre a falta de um medicamento para dor. "Doutor, será que ainda tem o remédio? Porque se não tiver, o senhor pode comprar pra mim, eu lhe dou o dinheiro". o autônoma diz que o médico respondeu sorrindo "deve ter algumas unidades ainda".
Outro paciente que também precisou de medicamento e o HB não dispunha foi Ezequiel Oliveira Almeida, internado para passar por procedimento cirúrgico que não aconteceu por falta de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Paciente Adilson Mantele precisou comprar remédio para circulação no hospital (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Paciente Adilson Mantele precisou comprar
remédio para circulação no hospital
(Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Ao G1, Rodrigo Bastos, diretor técnico do Hospital de Base, explicou que as compras de medicamentos são realizadas em conjunto para todas as unidades de saúde do estado, conforme lista encaminhada ao setor responsável.
Rodrigo admitiu a falta de alguns medicamentos mas alerta que o hospital está resolvendo o problema. "O paciente não é autorizado a comprar remédio. Isso não pode. O hospital tem que fornecer o remédio. O médico não é autorizado a dar a receita para o paciente", diz Rodrigo que explica que o médico tem o dever de procurar um medicamento substituto.
O diretor garantiu que o problema muitas vezes acontece pela grande quantidade de internações na unidade de saúde. "Mesmo nos programando, um hospital não tem como funcionar de maneira exata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário