MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Operários usam máquinas no campo com conforto de carros de luxo


Patrões pagam R$ 600 mil por equipamentos que têm até ar condicionado.
'Nem caminhonete é tão confortável', diz trabalhador de MG na Agrishow.

Leandro Mata Do G1 Ribeirão e Franca

Operador de pulverizador diz que luxo de máquina deixa trabalho mais leve (Foto: Leandro Mata/G1)Operador de pulverizador diz que luxo de máquina deixa trabalho mais leve (Foto: Leandro Mata/G1)
Ar condicionado digital inteligente, banco e volante com regulagem de altura, computador de bordo, GPS, câmera de ré e piloto automático controlado por satélite. Na Agrishow, feira de tecnologia agrícola em Ribeirão Preto (SP), os itens de carros de luxo são facilmente encontrados em máquinas agrícolas.
O conforto somado à tecnologia dos equipamentos conquista o interesse dos fazendeiros, mas são mesmo os operários destas máquinas quem mais torcem para os patrões fecharem negócio. Afinal, eles passam horas no controle de colheitadeiras e plantadeiras.
É o caso do operador Wellington Antônio Borges, que festejou quando o patrão dele comprou o novo pulverizador. “Eu pego a caminhonete do meu patrão e ela não tem o conforto que essa máquina tem. Você chega em casa e não está cansado, parece que nem trabalhou”, relata Borges, que é de Minas Gerais.
Visão interna de pulverizador que está a venda em feira de Ribeirão (Foto: Leandro Mata/G1)Pulverizador tem tela touch screen para comandos
(Foto: Leandro Mata/G1)
O pulverizador que Borges vai ‘pilotar’ custa R$ 630 mil e tem até estação meteorológica, que indica a velocidade do vento e a umidade relativa do ar. Sem contar os comandos em tela touch screen, vidro temperado, controles em joystick e cabine vedada para evitar o contato do operador com o defensivo agrícola jogado na plantação.
Segundo o assistente técnico João Roberto Scanava, que trabalha com a empresa fabricante da máquina, os funcionários dos fazendeiros chegam a hesitar quando têm o primeiro contato com o novo ‘escritório’, mas acabam não resistindo aos acessórios. “A primeira situação é de medo. Eles acham que o equipamento é muito, que não vão conseguir usar todos os aparelhos, mas depois eles aprendem”, diz Scanava.
Interior de cabine de trator que tem ar condicionado exposto na Agrishow (Foto: Leandro Mata/G1)Cabine de trator exposto na Agrishow tem até ar condicionado (no detalhe) (Foto: Leandro Mata/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário