MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2013

Estudantes de Medicina protestam em defesa do exame Revalida em SC


Alunos fizeram manifestações em várias regiões do estado no sábado (25).
Revalida é uma prova que avalia a qualidade do profissional estrangeiro.

Do G1 SC

Estudantes protestam em Balneário Camboriú (Foto: Luiz Souza/RBS TV)Estudantes protestam em Balneário Camboriú (Foto: Luiz Souza/RBS TV)
Neste sábado (25), estudantes de Medicina fizeram protestos em várias regiões de Santa Catarina em defesa do exame Revalida e contra a vinda de médicos estrangeiros para o país. O Revalida é uma prova de conhecimentos gerais de Medicina que avalia a qualidade do profissional que vem de outro país trabalhar aqui.
Manifestantes defendem o exame Revalida (Foto: Luiz Souza/RBS TV)Manifestantes defendem o exame Revalida
(Foto: Luiz Souza/RBS TV)
O Governo Federal estuda trazer médicos de outros países para trabalhar no interior do Brasil. Esses profissionais teriam três anos para conseguir a aprovação no Revalida, o exame que testa os conhecimentos gerais de Medicina e avalia a qualificação do profissional. Os estudantes são contra esta medida.
"Sem a avaliação, esses médicos estariam atuando sem a supervisão do Conselho Federal de Medicina, pois não serão portadores de um CRM até que passem na prova",  salientou Fernando Chong, um dos representantes do movimento em Balneário Camboriú, Litoral Norte do estado. A Associação Catarinense de Medicina listou nove cidades onde foram organizadas manifestações: Florianópolis, Criciúma e Tubarão, no Sul, Joinville, no Norte, Blumenau, no Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, Joaçaba e Chapecó, no Oeste, e Lages, na Serra.
Os estudantes defendem que o país tem um número suficiente de médicos pra toda a população, porém, sabem que os profissionais estão mal distribuídos. A maioria procura os grandes centros. Os alunos de Medicina reconhecem também que não há interesse em trabalhar nas unidades de saúde do interior por um motivo: falta de estrutura. Os estudantes de Santa Catarina vão reunir as fotos e vídeos que fizeram hoje durante os protestos e enviar ao Governo Federal para cobrar uma solução.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário