MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Energia será um dos focos da visita de vice dos EUA


RAUL JUSTE LORES
DE WASHINGTON  /  FOLHA DE SÃO PAULO
O vice-presidente americano Joe Biden chega na terça ao Rio de Janeiro em sua primeira visita oficial ao Brasil e a segunda à América Latina.
Ele fica no país até sexta-feira e também irá a Brasília. Na quinta, visita a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer.
No Rio de Janeiro, Biden se reunirá com empresários e fará um discurso (em local ainda não confirmado). Ele visitará uma unidade da Petrobras --energia é um dos temas prioritários da visita.
Os dois países têm uma grande evolução nos mercados domésticos e precisam achar os pontos em comum, além do interesse em promover e abrir novos mercados para o etanol, que ambos produzem, disse à Folha um alto funcionário da Casa Branca, que pediu anonimato.
O assessor usou o caso da aviação, onde a Embraer tem vencido várias concorrências no mercado americano, para falar da complementaridade das duas economias e da transferência de tecnologia.
LIVRE COMÉRCIO
Ele falou que Biden não terá uma agenda apenas econômica, mas também falará com Dilma e Temer sobre "assuntos globais". Sobre comércio, ele disse que os Estados Unidos estão focando hoje nos tratados de livre comércio com a Aliança do Pacífico e com a União Europeia, mas que o comércio bilateral é forte e que ambos países têm interesse nas organizações multilaterais.
Sobre o assento permanente no Conselho de Segurança da ONU para o Brasil, o assessor apenas afirmou que a Casa Branca "aprecia a aspiração brasileira", sem confirmar apoio.
Em outubro, a presidente Dilma Rousseff fará viagem de Estado aos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário