Mercado de aeronaves durante a Agrishow é aquecido, dizem empresas.
Pessoas do agronegócio são as preferidas das marcas expostas na feira.
Piloto do helicóptero diz que comprador tenta gastar menos tempo com viagens (Foto: Leandro Mata/G1)
Nem só da venda de máquinas para o campo vive a Agrishow em Ribeirão Preto
(SP). Em meio a tratores, colheitadeiras e plantadeiras, há quem
procure também por helicópteros. A busca por conforto, autonomia e,
principalmente, economia de tempo durante as viagens foram os fatores
que fizeram um empresário da cidade desembolsar R$ 6 milhões por uma
aeronave durante a feira. O modelo é o segundo adquirido pelo comprador,
que é dono de uma indústria de filtros para usinas de cana-de-açúcar.Com direito a champanhe no estande da empresa, o negócio milionário foi comemorado entre vendedores e o novo proprietário do helicóptero. Uma das 'clientes' da marca é a presidente Dilma Rousseff, que no ano passado adquiriu para o uso em viagens um modelo que não teve o preço divulgado.
Além da empresa de helicópteros, outras seis representantes de aeronaves comercializam produtos na Agrishow. Os exemplares ficam expostos ao público em frente aos estandes e enchem os olhos dos visitantes.
Estande expõe aeronaves para atrair compradores
em Ribeirão Preto (Foto: Leandro Mata/G1)
Leonardo Fiusa, diretor comercial de uma das empresas que comercializa
aeronaves executivas na feira, afirma que trazer jatinhos para a feira é
certeza de bons negócios. "Nós estamos participando pelo oitavo ano
consecutivo. Temos clientes por causa do relacionamento criado aqui e
que acabou gerando um negócio lá na frente.”em Ribeirão Preto (Foto: Leandro Mata/G1)
Fiusa comercializa 19 modelos de aviões entre jatos, aeronaves anfíbias com motores de pistão, turbo hélice, além de outros seis exemplares de helicópteros. O preço das unidades - sem somar os impostos, que fazem o preço subir de 16,5% a 18% - ficam entre US$ 150 mil e US$ 26 milhões. Os veículos, segundo ele, são adquiridos em sua maioria por fazendeiros e empresários do setor do agronegócio.
"São clientes que têm necessidade de deslocamento entre áreas rurais. O grande benefício é o ganho de tempo. Tem clientes que gastavam dias entre uma fazenda e outra de caminhonete. De avião são apenas horas", afirma o diretor.
Aviões enchem os olhos dos visitantes da feira em
Ribeirão Preto (Foto: Leandro Mata/G1)
Philipe Figueiredo, que é diretor de vendas de uma revendedora de
aeronaves americanas com sede em Belo Horizonte (MG), também afirma que
os aviões funcionam como ferramentas de trabalho e servem para otimizar o
tempo dos proprietários. Nos últimos três anos, a empresa dele
comercializou 11 unidades durante a Agrishow.Ribeirão Preto (Foto: Leandro Mata/G1)
“Certa vez nós fizemos um cálculo para um cliente do Nordeste, de uma região que não é atendida pelas linhas aéreas comerciais. Se ele comprasse um avião, ele economizaria 30 dias [gastos em transporte] em um ano”, exemplifica Figueiredo.
Sem a taxa de importação, traslado e impostos, nos Estados Unidos os aviões vendidos pela empresa custam de US$ 810 mil a US$ 7,3 milhões, o equivalente entre R$ 1,6 milhão e R$ 14,6 milhões.
Avião que está à venda na Agrishow custa US$ 1,4 milhão nos EUA (Foto: Leandro Mata/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário