MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2011

Rendeiras cearenses preparam a maior peça de renda do mundo

 

Expectativa é que a renda de bilro fique pronta antes da Copa do Mundo 2014.
Na alta temporada, as rendeiras recebem mais de 400 turistas por dia.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
As rendeiras do Complexo Artesanal de Aquiraz, a 24 km de Fortaleza, preparam a maior peça de renda de bilro para entrar no Livro dos Recordes. Quem passa pelo local, rota dos turistas no litoral leste do Ceará, já pode encontrar cerca de 850 metros da peça de renda de bilro. Segundo as mulheres, o trabalho começou em 2006 e deve ficar pronto antes da Copa do Mundo.
“Os turistas chegam aqui já perguntando por ela . Tiram foto, muitas fotos. Para nós isso é muito importante, porque nosso trabalho fica cada vez mais reconhecido lá fora”, afirma a rendeira landir Menezes.
A arte de fazer renda passou de geração em geração para a maioria das mulheres que trabalham nos 60 boxes do Complexo Artesanal de Aquiraz. “Aprendi a fazer renda aos nove anos. Via minha mãe fazendo, achava bonito. Você sente orgulho quando vê uma peça pronta”, conta a rendeira Damiciane Oliveira.
Na alta temporada, as rendeiras de Aquiraz contam que recebem mais de 400 turistas por dia. Um dos trabalhos mais admirados é a da Dona Maria Gonzaga. A mulher é a artesã mais antiga do município com mais de 80 anos de experiência. "O trabalho hoje é mais valorizado. Todo mundo compra", comemora.

Um comentário:

  1. Nossa que legal, amo essas rendas. Poderia me dar informções de como conseguir uma apostila de rendas de bilros, agradeço muito se me responderem.
    eu sou de Cerejeiras Rondônia
    e o meu imail é adrieliaramos@hotmail.com

    ResponderExcluir