MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Redução do impacto ambiental é um dos compromissos do Festival

 

As ações contemplam estrutura de palcos e espaços do evento.
Será montada uma central de triagem dentro do Parque de Exposições.

Do Festival de Verão Salvador
Latinhas reciclagem (Foto: Divulgação)Latinhas reciclagem (Foto: Divulgação)
Um programa para a redução do impacto ambiental é uma das novidades anunciadas pelos organizadores do Festival de Verão Salvador 2012. A ação foi firmada incluindo cinco parceiros no evento, dentre eles a empresa de marketing ambiental Reclicagem, o Projeto Tamar, o Projeto Biodiesel da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo e A Geradora.
As ações que serão desenvolvidas contemplam estrutura de palcos e espaços do Festival, sugerindo melhores escolhas de materiais e consumo para fornecedores e parceiros. “Entendemos que, além da música, o maior festival do verão brasileiro deve ter o cuidado com o meio ambiente como um dos seus pilares. A ideia é que o Festival de Verão cause o menor impacto possível, além de estimular a conscientização da população soteropolitana para uma mudança de atitude”, afirma Dante Iacovone, superintendente da Rede Bahia. Ao final da festa musical será desenvolvido um relatório sócio ambiental com o balanço das ações realizadas, sinalizando possibilidades de melhorias para edições futuras.
Em uma das iniciativas, será utilizado o Biodiesel nos geradores de energia instalados no Parque de Exposições durante o Festival de Verão. Este Biodiesel será oriundo de óleo residual e produzido em laboratório da UFBA. Também serão instalados três biodigestores que farão o processamento de parte do resíduo orgânico do evento. O público poderá acompanhar esse processo acontecendo, já que eles estarão localizados em locais estratégicos do Parque de Exposições. Além disto, em parceria com cooperativa local, será montada uma central de triagem, facilitando a reciclagem e destino dos resíduos do evento. Segundo a consultora da Reclicagem, Mônica Alcântara, o desafio da parceria entre a empresa e o Festival de Verão Salvador é "aliar satisfação e bem estar do público, e demais envolvidos, com a redução dos recursos utilizados e resíduos gerados. Outro compromisso é realizar o acompanhamento e melhoria contínua dos indicadores de sustentabilidade a cada nova edição", afirma.
Um concurso cultural e um evento musical, em parceria com o Projeto Tamar, são outras duas ações sócio ambientais planejadas para o evento deste ano: Monitor por Um Dia e Tamarear, que consiste na realização de dois shows no palco do Tamar, na Praia do Forte, com artistas já confirmados na grade do Festival de Verão Salvador 2012. Os cachês dos artistas serão doados ao Projeto Tamar. Para o coordenador nacional da instituição, Guy Marcovaldi, esta é uma boa oportunidade para que as pessoas conheçam melhor as atividades do Projeto. “Nossa marca é muito conhecida, mas nem todos sabem o que o Projeto Tamar faz”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário