MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto mostra às crianças a importância do trabalho no campo

 

Em Itanhandu, sul de MG, estudantes aprendem o trabalho dos pais.
Ideia é manter viva nas crianças a vontade de permanecer no campo.

Do Globo Rural
Toda segunda-feira tem encontro marcado no sítio Pousada do Sol. Os alunos são filhos de produtores e trabalhadores rurais ligados à produção leiteira do bairro rural Jardim, onde vivem cerca de 250 famílias. “O bairro cresceu muito nos últimos tempos e isso trouxe problemas da cidade grande, como drogas e alcoolismo e o desinteresse das pessoas pela atividade leiteira, que é a principal do bairro”, conta o criador Carlos Eduardo.
Qualidade do leite, doenças dos bovinos, alimentação do rebanho e instalações para o gado leiteiro são alguns dos temas abordados na escolinha. Os alunos aprendem a teoria do trabalho de manejo e o cuidado com o gado e para colocar em prática é fácil, basta chegar no curral que fica bem ao lado e que está cada vez mais próximo da rotina deles.
É na prática também que eles percebem que muita coisa melhorou e facilitou o trabalho do produtor, como a ordenha mecânica.
E apesar de terem crescido no campo, o trabalho na roça não era o principal objetivo dessa geração, tem gente que nem chegava perto do curral.
O criador Jamiltom Costa fica orgulhoso em saber que pode contar com o filho Cassiano para dar continuidade ao trabalho da família. "Quero ver se ele consegue seguir meus passos e dos meus pais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário