MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Em PE, Adagro defende criação de abatedouros regionais e privados

 

Matadouro de Vitória de Santo Antão deve ser fechado até próximo dia 5.
'São verdadeiras casas de matança. O estado tem consciência', diz gerente.

Do G1 PE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), representantes de diversas prefeituras, médicos veterinários, agrônomos e comerciantes participaram, nesta quarta-feira (30), de um encontro para debater a situação dos matadouros públicos do estado. Na ocasião, foi determinado o dia 5 de dezembro para o fechamento do matadouro de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, onde a reportagem da TV Globo flagrou bois sendo abatidos no meio de muita sujeira e sem a inspeção de um veterinário.

Em entrevista ao G1, por telefone, a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, corrigiu o percentual divulgado anteriormente, no qual ela informava que 50% da carne consumida em Pernambuco era de origem clandestina. “Eu me expressei mal. Na verdade, metade da carne abatida aqui é que é clandestina. Até porque 70% da carne consumida em Pernambuco vem de abatedouros de fora e chegam congeladas ou resfriadas”, explica.

Erivânia garantiu que a agência deverá intensificar a fiscalização, e que a criação de matadouros regionais, uma solicitação do MPPE, já está nos planos do estado. “Estamos implementando um programa de abate regionalizado, que terá a inspeção regular da Adagro. É um trabalho de interditar e também conversar com os municípios para que eles evitem a clandestinidade”, pontua. "São verdadeiras casas de matança, totalmente irregulares, e o estado tem consciência disso".

A gerente defende que os matadouros regionais fiquem sob responsabilidade da iniciativa privada, para evitar que os municípios se envolvam no processo de abate. “Tem matadouro que é legal, porque tem endereço, CNPJ e pertence ao município. Mas mesmo esses estão funcionando de forma irregular. Muitos foram construídos em zonas urbanas, o que é proibido. Outros estão localizados perto de rios, poluindo o meio ambiente. Acredito que pouquíssimos têm condições de se regularizar”, afirma Erivânia.

Dos 156 matadouros públicos de Pernambuco, seis têm fiscalização permanente. “Eles estão localizados nas cidades de Paudalho, São Lourenço da Mata, Paulista, Palmares, Barreiros e Parnamirim”, diz Erivânia. A fiscalização, segundo ela, é feita por 100 veterinários da Adagro. “Temos 142 veterinários. Destes, 100 estão em campo, inspecionando os locais. O problema é que quando fechamos um abatedouro, as pessoas abrem em outro lugar, em feiras, mercados e até mesmo nos quintais, embaixo de árvores”. Só este ano, 17 foram fechados em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário