MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Produtores encerram plantio da safra 2011/12 de soja em Mato Grosso

 

Sorriso é líder na produção da cultura desde 2007, segundo IBGE.
Plantio da oleaginosa praticamente encerrou no estado.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
Plantio da soja finalizou em MT (Foto: Leandro J. Nascimento / G1)Soja é a principal cultura produzida em Mato Grosso
(Foto: Leandro J. Nascimento / G1)
O plantio da safra 2011/12 de soja em Mato Grosso praticamente encerrou. Até a última quinta-feira (24), a semeadura atingia 98,4% da área de 6,7 milhões de hectares destinados ao cultivo da oleaginosa, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em quatro regiões o trabalho já foi concluso: norte, médio-norte, oeste e centro-sul. Em algumas cidades, a regularidade das chuvas fez o plantio ser finalizado antes mesmo que no estado.

Em Sorriso, a 420 quilômetros de Cuiabá, a semeadura foi encerrada no final de outubro, conforme o presidente do Sindicato Rural da cidade, Laercio Lenz. O término adiantado, em comparação à média estadual, deveu-se, principalmente, a distribuição regular das chuvas. Somente para este município, a precipitação em novembro foi de 254 milímetros. Para o próximo mês, a previsão é de 316 mm, com 87% de probabilidade de ocorrência, segundo os institutos de meteorologia.

Na cidade, os produtores estão confiantes quanto ao bom desempenho da soja. Se as projeções mantiverem-se, o município, atual campeão brasileiro na produção de soja, deve produzir no próximo ano um volume superior a dois milhões de toneladas de soja, mantendo a mesma média verificada na safra 2010/11. A área plantada foi de 600 mil hectares.
A projeção é manter também os mesmos níveis de produtividade no próximo ano, alcançando 60 sacas por hectare. Mas, para que os resultados se concretizem, os agricultores dizem depender de fatores como o clima, que, até o momento, mostrou-se favorável. "O clima em Sorriso está diferenciado do restante do estado, pelo que percebemos. Se continuar como está, a expectativa é manter a produção de 60 sacas por hectare", resumiu o sindicalista, ao G1.

Com o resultado, Sorriso espera manter-se na posição de número um dentre os maiores produtores de soja. "Até 20 de outubro tínhamos 80% plantados", acrescentou o presidente do Sindicato Rural.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), desde 2007 o município de Sorriso mantém-se como o maior produtor nacional de soja. Os últimos números divulgados pelo órgão, referentes à Produção Agrícola Municipal (PAM), e que levaram em consideração o desempenho do campo no ano agrícola de 2009/10, mostraram que a cidade ultrapassou a marca de um milhão de toneladas, com um aumento na produção de 17,2%, em relação a 2009.
O crescimento foi explicado pela expansão da área colhida que foi de 48.120 hectares (26,4%), segundo o instituto. O município também espera voltar ao topo do ranking de município com a maior renda agrícola, após ser desbancado por São Desidério (BA) e Cristalina (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário