MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Produtores comemoram boa safra de algodão no cerrado maranhense

 

Plantio da cultura ocupa uma área de 17,7 mil hectares na região.
Maranhão colheu este ano 25 mil toneladas de algodão em pluma.

Do Globo Rural
Os agricultores que trocaram a soja pelo algodão tiveram um bom resultado no Maranhão. A produção foi maior esse ano e os preços estão melhores.
A safra enche os fardos espalhados na chapada. O plantio de algodão, que é recente na região, começou há dez anos e ocupa uma área de 17,7 mil hectares no cerrado maranhense. As maiores lavouras da cultura ficam na Serra do Penitente, município de Tasso Fragoso, no extremo sul do estado. A produção deste ano no Maranhão foi 57% superior à da safra do ano passado.
O Maranhão colheu este ano 25 mil toneladas de algodão em pluma e 75% da produção tem como destino o mercado externo. Um dos lotes irá para a China.
Com o fim da colheita, o trabalho se concentra agora na usina de beneficiamento, onde ocorre a separação da pluma. O algodão maranhense é negociado em dólar nos pregões na bolsa de Nova York. Convertido para a moeda brasileira, está sendo negociado por R$ 54,00 a arroba do algodão em pluma, praticamente o dobro da média histórica.
O gerente da empresa Alpheu Greca diz que parte desta receita é gasta com os custos de logística, como o frete. “Nós estamos na região Norte do país e os portos de escoamento estão na região Sudeste. Nós temos que atravessar o país com esse produto. Mas com as produtividades que a gente tem tido, a margem do algodão ainda é superior a margem de soja”, avalia Greca.
De acordo com a Conab, a produção nacional deve fechar em 1,957 milhão de toneladas, com aumento de 64% em relação à safra anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário