MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pequenos agricultores do norte do CE apostam no cultivo da pimenta

 

Alternativa de renda, o resultado tem sido melhor que o esperado.
Comparado com outros cultivos, a pimenta dá excelente produtividade.

Do Globo Rural
A pimenta malagueta do tipo tabasco se adaptou bem ao clima da região norte do Ceará. A planta começa a ser colhida quatro meses depois do início do plantio e foi distribuída em oito áreas. São 5,5 mil pés que garantem três safras por ano e envolvem oito famílias de agricultores do município de Jaibaras.
A área recebe água duas vezes por semana e cada planta chega a produzir cerca de cinco 5,5 quilos de pimenta, o que chama atenção em uma região onde o feijão era praticamente o único cultivo que garantia o sustento.
Em Jaibaras, a pimenta tem ganhado cada vez mais espaço e mostra-se também como forte aliada no complemento da renda familiar da região. O quilo da pimenta está sendo vendido, na região, por cerca de R$ 1.
O agricultor Eudes Barbosa lida com a pimenta tabasco desde o início do projeto e hoje chega a faturar pouco mais de R$ 700 a cada colheita. Nos 11 anos de experiência, o agricultor conta que não tem do que reclamar quando compara a pimenta com outros cultivos.
O esforço da mão de obra local vai garantir novos rumos da produtividade da pimenta em Jaibaras, segundo a secretária de Agricultura de Sobral, parceira do projeto. “Nós estamos ampliando as áreas que estão produzindo e logo devemos inaugurar uma unidade de beneficiamento”, explica Luiza Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário