MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de novembro de 2011

Currículos online ganham mais visibilidade nas empresas

 

Redes sociais com perfil gratuito se destacam entre os internautas.
‘Online temos detalhes que no papel não tem', diz gestora em Uberlândia.

Hismênia Keller Do G1 Triângulo Mineiro
Bruno Figueiredo enxerga a rede social como oportunidade. (Foto: Hismênia Keller/G1)Bruno Figueiredo enxerga a rede social como
oportunidade. (Foto: Hismênia Keller/G1)
Já foi o tempo em que para procurar emprego era necessário colocar o currículo debaixo do braço e bater de porta em porta. Hoje, com as redes sociais, é possível montar um perfil online e ficar sabendo de oportunidades de emprego em todo o mundo, e de graça. É o caso da rede social LinkedIn. Em Uberlândia, um publicitário usa a rede para se promover e também selecionar profissionais.
Alguns sites de currículos online, como o Catho, deixam seu perfil disponível por alguns dias gratuitamente. Mas no caso do LinkedIn, a conta básica é gratuita. O internauta, claro, pode optar por ter um plano de “Business” ou “Executivo”, que neste caso é pago. Contudo, nada o impede ter um currículo gratuito online e estar visível para várias empresas. A rede, que atualmente tem cerca de 120 milhões de pessoas cadastradas,  é voltada para negócios e integração entre profissionais e empresas. Foi criado em 2002 e lançado em 2003. Mas só agora com o “boom” das redes sociais no Brasil é que se tornou mais conhecido.
O publicitário Bruno Figueiredo trabalha em uma empresa de tecnologia em Uberlândia e, há três anos descobriu o LinkedIn. Enxerga a rede social como oportunidade de novos contatos e oportunidades. “Desde quando fiz meu cadastro já me chamaram várias vezes para algumas vagas disponíveis no mercado e também para palestras em faculdade devido à minha experiência na área de comunicação. Da última vez foi uma empresa de São Paulo que entrou em contado e toda a conversa e negociação foi feita por telefone”, conta.
Por trabalhar na área de comunicação, Figueiredo também é responsável por filtrar no LinkedIn os possíveis candidatos às vagas disponíveis. De acordo com o publicitário, o site ajuda a ganhar tempo, já que pela análise dos perfis já dá para fazer uma eliminação.
“O setor de Recursos Humanos me passa o perfil que procura e assim faço uma busca. No site posso olhar todas as experiências do candidato, como é a rede de contatos dele, o círculo social e como se comporta na vida pessoal. Há também uma ferramenta de indicação no qual funcionários fazem comentários a respeito do usuário. É como se fosse uma prévia da entrevista”, explicou.
Outra vantagem observada na rede social é a possibilidade de encontrar profissionais para vagas mais especificas e pessoas ‘antenadas’ no mundo virtual, que é a tendência do mercado atualmente.
A utilização da internet na área de contratação está ganhando tanto espaço que já existem empresas que não trabalham mais com o currículo de papel. Segundo a gestora de relacionamento e negócio, Flávia Rosa de Souza, as empresas de Recursos Humanos preferem hoje o currículo online, pois é possível obter informações mais detalhadas. “No online temos um leque de informações do candidato, como altura, o que gosta de fazer, pode falar um pouco mais sobre as características e personalidade. Coisa que no papel não caberia. Assim, podemos especificar ao certo para qual vaga aquele candidato se encaixa”, argumentou.
Confira outras vantagens do currículo na rede social apontadas pelos especialistas:
- Gratuito
-Oportunidade de empregos em vários locais e na área especifica que deseja
- Visibilidade e divulgação em todo o mundo
- Visualização de referência de outros profissionais
- Oportunidade de novos contatos
-Manter contando com antigos amigos de faculdade (ferramenta Classmate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário