Redes sociais com perfil gratuito se destacam entre os internautas.
‘Online temos detalhes que no papel não tem', diz gestora em Uberlândia.
Bruno Figueiredo enxerga a rede social como
oportunidade. (Foto: Hismênia Keller/G1)
oportunidade. (Foto: Hismênia Keller/G1)
Já foi o tempo em que para procurar emprego era necessário colocar o currículo debaixo do braço e bater de porta em porta. Hoje, com as redes sociais, é possível montar um perfil online e ficar sabendo de oportunidades de emprego em todo o mundo, e de graça. É o caso da rede social LinkedIn. Em Uberlândia, um publicitário usa a rede para se promover e também selecionar profissionais.
Alguns sites de currículos online, como o Catho, deixam seu perfil disponível por alguns dias gratuitamente. Mas no caso do LinkedIn, a conta básica é gratuita. O internauta, claro, pode optar por ter um plano de “Business” ou “Executivo”, que neste caso é pago. Contudo, nada o impede ter um currículo gratuito online e estar visível para várias empresas. A rede, que atualmente tem cerca de 120 milhões de pessoas cadastradas, é voltada para negócios e integração entre profissionais e empresas. Foi criado em 2002 e lançado em 2003. Mas só agora com o “boom” das redes sociais no Brasil é que se tornou mais conhecido.
O publicitário Bruno Figueiredo trabalha em uma empresa de tecnologia em Uberlândia e, há três anos descobriu o LinkedIn. Enxerga a rede social como oportunidade de novos contatos e oportunidades. “Desde quando fiz meu cadastro já me chamaram várias vezes para algumas vagas disponíveis no mercado e também para palestras em faculdade devido à minha experiência na área de comunicação. Da última vez foi uma empresa de São Paulo que entrou em contado e toda a conversa e negociação foi feita por telefone”, conta.
Por trabalhar na área de comunicação, Figueiredo também é responsável por filtrar no LinkedIn os possíveis candidatos às vagas disponíveis. De acordo com o publicitário, o site ajuda a ganhar tempo, já que pela análise dos perfis já dá para fazer uma eliminação.“O setor de Recursos Humanos me passa o perfil que procura e assim faço uma busca. No site posso olhar todas as experiências do candidato, como é a rede de contatos dele, o círculo social e como se comporta na vida pessoal. Há também uma ferramenta de indicação no qual funcionários fazem comentários a respeito do usuário. É como se fosse uma prévia da entrevista”, explicou.
Outra vantagem observada na rede social é a possibilidade de encontrar profissionais para vagas mais especificas e pessoas ‘antenadas’ no mundo virtual, que é a tendência do mercado atualmente.
A utilização da internet na área de contratação está ganhando tanto espaço que já existem empresas que não trabalham mais com o currículo de papel. Segundo a gestora de relacionamento e negócio, Flávia Rosa de Souza, as empresas de Recursos Humanos preferem hoje o currículo online, pois é possível obter informações mais detalhadas. “No online temos um leque de informações do candidato, como altura, o que gosta de fazer, pode falar um pouco mais sobre as características e personalidade. Coisa que no papel não caberia. Assim, podemos especificar ao certo para qual vaga aquele candidato se encaixa”, argumentou.
Confira outras vantagens do currículo na rede social apontadas pelos especialistas:
- Gratuito
-Oportunidade de empregos em vários locais e na área especifica que deseja
- Visibilidade e divulgação em todo o mundo
- Visualização de referência de outros profissionais
- Oportunidade de novos contatos
-Manter contando com antigos amigos de faculdade (ferramenta Classmate)
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