Ação
desenvolvida pela agência BETC HAVAS para o Mês do Orgulho LGBTI+ foca
no acolhimento e tem a canção inédita “Aflora” como base para as novas
composições da IA Rio de Janeiro, 28 de junho de 2023 – Durante o mês de junho, a TIM
reforça ainda mais seu compromisso com uma sociedade livre de
discriminação e promove ações de inclusão e apoio à comunidade LGBTI+. O
acolhimento que a operadora incentiva em sua cultura organizacional – a
empresa acaba de ser apontada como uma das melhores para pessoas LGBTI+
trabalharem – será amplificado em uma campanha que une tecnologia e
música, dois pilares da marca. Desenvolvido pela BETC HAVAS,
o projeto usa inteligência artificial para transformar histórias reais
de orgulho em canções originais e inspiradoras na voz da cantora Ana Vilela. Chamada de Acolher.IA,
a ferramenta terá como base a canção inédita “Aflora”, composta por Ana
para seu mais novo álbum, “Melhor que Ontem”. A letra, segundo a
artista, é como uma carta para ela mesma no passado, uma adolescente
homoafetiva dentro de uma família conservadora: “quando eu fui
arrancada do armário, por mais que essa insegurança tivesse se
dissolvido um pouco no amor que recebi da minha família, tive muito medo
de ter que ser ‘metade eu’ para sempre. ‘Aflora’ é uma mensagem que
adoraria ter recebido nessa época, dizendo que no fim da tempestade, tem
sempre um arco-íris. E que, por mais que seja difícil, o controle da
nossa vida vem para a nossa mão e viver a felicidade do jeito que a
gente acredita é só uma questão de tempo”, conta. A ideia é, justamente, que mais pessoas recebam essa mensagem – da e de forma personalizada – como explica Carolinne Spiegel, Gerente de Comunicação Institucional TIM: “o
acolhimento é essencial para as pessoas LGBTI+ e a música, muitas
vezes, assume esse papel. Se uma música tem o poder de acolher, imagine
centenas. Queremos reverberar ao máximo essa ação, que tangibiliza o
compromisso da TIM com a diversidade, com a inclusão e com um mundo com
mais equidade e respeito”, destaca. Como vai funcionar Ana
Vilela vai começar a corrente de acolhimento publicando “Aflora” em
suas redes e convidando o público a experimentar a ferramenta da TIM. Os
influenciadores Diva Depressão e Rapha Vicente, nomes já consolidados
no squad da TIM nas mídias sociais, serão os primeiros a terem suas
trajetórias transformadas em uma canção exclusivas e também estimularão
mais pessoas a fazerem o mesmo, usando a usando a frase
“#ImagineQueÉPossível acolher histórias”. Na página www.acolheria.com.br,
as pessoas contarão um pouco de suas vivências e realidades como parte
da comunidade LGBTI+. Ao final, receberão uma música única e especial,
com a letra desenvolvida com base em suas histórias, que a celebrem e
sirva de acolhimento e empoderamento para o público. "Temos
muitas pessoas LGBTI+ no nosso time criativo, que pensaram nesse
projeto para amparar quem possa estar passando por situações difíceis.
Usamos a IA para abraçar diferentes histórias e permitir que elas sejam
compartilhas com o mesmo beat do refrão da música da Ana Vilela, mas em
diferentes poesias, baseadas nesses relatos. Dessa forma, temos milhares
de possibilidades de acolhimento", complementa Daniela Lima, Diretora de Criação e Conteúdo da BETC HAVAS. Inclusão e empregabilidade Além
da campanha Acolher.IA, a TIM vem promovendo uma série de ações ao
longo do Mês do Orgulho LGBTI+. São destaques as vagas afirmativas
disponibilizadas em feiras de empregabilidade e nos apps Mulheres Positivas e Somos+,
este último lançado pela própria operadora para ampliar a inclusão no
mercado de trabalho e levar conhecimento para a população LGBTI+. No dia 28 de junho, a companhia realizará ainda mais uma edição do TIM Convida, evento transmitido em seu canal no Youtube (youtube.com/timbrasil).
Seguindo o mote “acolha histórias”, a live irá dialogar sobre como
construir um ambiente seguro e inclusivo para as pessoas LGBTI+ no
mercado de trabalho. A mediação será de Luana Correa, Head de Novos Negócios da consultoria Mais Diversidade. Participam ainda Renato Souza, Diretor de Diversidade e Inclusão da PwC, e Amanda Ferreira, Gerente de Diversidade e Inclusão da VIA. A abertura da conversa, que começa às 14h, será feita por Alan Kido, Gerente Executivo de Diversidade e Inclusão da TIM.
O executivo explica que a operadora, usualmente, realiza campanhas em
datas que são simbólicas para a comunidade LGBTI+, mas o compromisso com
esse público é constante. No início de junho, a empresa foi a única do
setor de telecomunicações apontada entre os melhores ambientes para
pessoas LGBTI+ trabalharem, recebendo o selo Equidade BR.
Promovido no Brasil pelo Instituto +Diversidade e o Fórum de Empresas e
Direitos LGBTI+, o programa é uma iniciativa gratuita, inspirada no
Índice de Igualdade Corporativa (CEI), aplicado há mais de 20 anos pela
Human Rights Campaign Foundation. “Temos projetos de grande alcance,
envolvendo públicos interno e externo, com foco em empregabilidade,
educação, conscientização e combate ao preconceito. O pilar LGBTI+ é
parte fundamental da nossa jornada de diversidade e inclusão e
trabalhamos constantemente para que as pessoas possam ser quem realmente
são e evoluam profissionalmente na TIM”, ressalta. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário