MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Alunos brasileiros de baixa renda conquistam vagas para estudar no exterior com apoio de Instituto Social

 


Conheça histórias de dois jovens que estão realizando esse sonho. Programa está com inscrições abertas

São Paulo, junho de 2023: O sonho de estudar em uma universidade fora do país e conquistar um diploma internacional move muitos alunos brasileiros. Apesar disso, ter acesso a universidades renomadas não é tão fácil, pelo contrário, demanda esforços acadêmicos e financeiros. Afinal, além de altas mensalidades e custos com materiais de estudo, há ainda as despesas básicas e de viagem. 

A boa notícia é que existe o Ismart, um programa nacional que impulsiona estudantes talentosos de baixa renda, em uma carreira acadêmica de sucesso dentro e fora do Brasil. A instituição, desde 1999, é responsável por alavancar carreiras e transformar a vida de jovens talentos que não teriam condições financeiras para concretizar esse sonho. No Prep Ismart, os alunos têm um acompanhamento direcionado e individualizado para aplicação em universidades do exterior, assim como ajuda de custo. 

Os estudantes Ana Beatriz Campos e Pietro de Souza são dois exemplos que estão construindo uma formação internacional e, para que pudessem conquistar as vagas e uma trajetória de sucesso, eles contaram com a ajuda do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos - Ismart, que está com inscrições abertas para o processo seletivo com programas online, voltados para estudantes de baixa renda do 7º ano, e presenciais, para 7º e 9º ano do ensino médio.

Com mais de 8 mil bolsistas beneficiados até hoje, o Ismart é uma peça fundamental na pavimentação de uma base sólida para que estudantes de baixa renda possam construir seu futuro em escolas e universidades de excelência, no Brasil ou no exterior. 

Uma paulistana em São Francisco (EUA)

Já imaginou aos 18 anos estar matriculada em uma das principais instituições de ensino americana? Esse era o sonho da dedicada Ana Beatriz Campos, hoje aluna de Engenharia Química na Minerva University, em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA). 

De iniciação científica ao grupo de canto e teatro, Ana Beatriz sempre foi uma aluna de destaque durante o ensino médio no Colégio Bandeirantes, no qual entrou com bolsa integral pelo Programa Bolsa Talento do Ismart. Com um de seus projetos, conquistou o prêmio de Rise Global Winner em 2021, que proporcionou uma experiência de três semanas na África do Sul junto a outros jovens talentos globais, selecionados pela iniciativa. Sua experiência internacional não para por aí, já que irá estudar em sete países diferentes durante a sua graduação nos Estados Unidos. 

Para os alunos que estão iniciando suas trajetórias, Ana Bê tem um recado: “vocês têm todos os motivos para estarem muito animados e esperançosos pelo que vem pela frente. Definitivamente vai ser inesquecível e nem tem como imaginar todas as pessoas incríveis que irão conhecer dentro do Ismart, além das oportunidades e coisas novas que vão surgir. Entrar de cabeça foi incrivelmente divertido para mim e eu faria tudo de novo!”. 

Ana sente muito orgulho de sua caminhada e destaca que a maior contribuição do Ismart foi o acompanhamento e suporte que recebeu. Ela ainda participa de workshops e treinamentos do Instituto, muito úteis para seus desafios atuais. 

Ponte aérea Sorocaba - São Francisco

Pietro de Souza, de 18 anos, sempre foi um aluno curioso e interessado por novos desafios. Estudante de escola pública e com vontade de aprender, precisou procurar por oportunidades fora do colégio desde cedo, já que não recebia o apoio necessário para se desenvolver como desejava. Aos 7 anos aprendeu inglês sozinho e levava livros didáticos expirados da escola para montar sua própria sala de aula em casa, no contraturno. 

Dentre aulas de violino e participação em olimpíadas de biologia sintética, seu sonho sempre foi estudar fora do Brasil. Entrou no Ismart pelo programa Ismart Online e foi finalista da Rise For The World, na qual desenvolveu uma ideia de nova metodologia de ensino e aprendizagem. Com o apoio do Instituto Social por meio do Prep Ismart, também foi aprovado no rigoroso processo seletivo para a Minerva University.

Pietro é a primeira geração da sua família a cursar o ensino superior, irá se formar em Ciências Computacionais e conta que participará de projetos cívicos práticos em parceria com empresas, ONGs e governos do mundo todo. 

Durante seu percurso acadêmico junto ao Ismart, ele teve acesso a uma plataforma online para estudar Matemática, Língua Portuguesa e Redação, além de participar de eventos formativos e programas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional. 

”O apoio do time e da comunidade ao longo desses anos foi muito importante para mim. O Ismart sempre me motivou a sonhar grande, acreditou em mim e isso me motivou a perseguir meus objetivos e me desenvolver cada vez mais. Fazer parte de uma comunidade de pessoas que também está passando por essa jornada junto com você faz toda a diferença”, completa. 

Processo seletivo aberto

Para quem sonha com um futuro brilhante, seja no exterior ou no Brasil, o Ismart está com inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes talentosos de baixa renda que estejam cursando atualmente o 7º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Os três programas da instituição - Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento - são completamente gratuitos e abrem diversas portas para os bolsistas. As inscrições para o processo seletivo também são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site. 

Sobre o Ismart

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1999 com o objetivo de identificar jovens talentos de baixa renda e conceder bolsas de estudos presenciais e online, além de promover iniciativas de apoio ao desenvolvimento pessoal e acadêmico que podem durar até o fim da graduação. Atualmente, o Ismart está presente nas cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cotia (SP), Sorocaba (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). 

A missão do Ismart é concretizar o potencial desses jovens para que, no futuro, possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho. Ao longo desses 24 anos, o Ismart segue inspirando e promovendo a cultura do esforço e do protagonismo entre jovens talentos de baixa renda e isso se traduz em números: mais de 8 mil bolsistas beneficiados, 87,5% de aprovação nos principais vestibulares do Brasil e do mundo e 52% dos graduados que passaram pelo Ismart estão em posições de destaque no mercado de trabalho.

Atendimento: Agência Bowie

Maria Julia Veiga | maju.veiga@agenciabowie.com.br

Thatiana Martins | thatiana@agenciabowie.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário